Você sabia que existe uma categoria de beneficiários do INSS que têm direito a pedir 25% de aumento em sua aposentadoria? De acordo com o Instituto Nacional de Seguro Social, o conhecido INSS, esse adicional pode, inclusive, ultrapassar o teto do INSS.
Nesse sentido, esse teto que atualmente é de R$ 7.087,22, pode ser ultrapassado. Ou seja, quem ganha o teto pode ganhar até R$ 8.859,02 caso tenha direito ao adicional.
Então, para saber quem tem direito, como solicitar e outras informações úteis sobre o 25% de aumento em sua aposentadoria. Veja a seguir.
Quem tem direito?
De acordo com a legislação, apenas quem recebe aposentadoria por invalidez e precisa de ajuda de terceiros para as necessidades básicas do dia a dia, pode solicitar. Nesse sentido, os 25% para a sua aposentadoria a mais serviria para que o aposentado consiga pagar um cuidador ou acompanhante.
Na prática, uma pessoa se aposenta por invalidez quando se encontra incapaz total e permanente para o trabalho, o que traz consequências também para a vida pessoal. Em alguns casos, o aposentado não consegue tomar banho ou se alimentar.
Nessas situações, se faz necessário pagar um cuidado ou acompanhante, o que apenas com um salário base se torna mais complicado, daí a importância dos 25%! Ou seja, se você é aposentado por invalidez, no entanto, consegue se manter sem precisar da ajuda de terceiros, esse adicional não é para você!
Leia em seguida: Contribuiu Antes De 1994? Pode Ter Um GRANDE AUMENTO Em Sua Aposentadoria;
Em quais casos se pode pedir o adicional?

Mais uma vez, para solicitar os 25% ao INSS é necessário estar precisando do dinheiro para contratar um cuidador ou acompanhante. Nesse sentido, nem todos os casos precisam disso, assim, as doenças listadas para fazer jus ao direito são:
- Cegueira total;
- Perda de nove ou mais dedos da mão
- Paralisia dos dois braços ou pernas;
- Perda das pernas quando a próteses for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
- Doença que deixe a pessoa acamada;
- Incapacidade para a rotina diária;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como pedir o benefício?
É possível pedir o adicional pelo site ou aplicativo do MEU INSS ou pelo número 135. Nesse sentido, ao solicitar o adicional pelo MEU INSS, entre na plataforma. Em seguida, clique em “Novo Pedido“. Depois disso, digite o nome do serviço que você quer e siga as instruções.
Em seguida, o INSS fará um agendamento com local, dia e horário para que seja realizada a péricia. Nesse dia, leve todos os seus documentos e laudos médicos.
Leia em seguida: Saiba Como Usar O Seu Cartão De Crédito E Não Pagar Juros
De que forma posso saber se vou receber os 25% de aumento na aposentadoria?
De acordo com o INSS, após a solicitação, são 45 dias corridos para a conclusão da análise. Nesse sentido, você pode acompanhar pelo MEU INSS. É só clicar em “consultar pedidos” e encontrar o seu processo na lista.
Leia mais: Vitória: LEI APROVADA permite suspensão dos empréstimos por 180 dias! Confira
E quando eu morrer? Qual a situação da pensão?
Nestes casos, o adicional deixa de ser pago aos dependentes, e a pensão será apenas o valor da aposentadoria antes do adicional de 25% da sua aposentadoria. Mais uma vez, a finalidade do adicional é ajudar com os gastos, assim, perderá a sua função!
Leia mais: Correção FGTS entre 1999 e 2013; veja quem tem direito a revisão dos valores
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!