Atenção, um grupo de aposentados tem direito a receber um valor adicional no salário do INSS! Vale destacar que esse valor extra é garantido por lei! Entretanto, é somente para um tipo de aposentadoria e é preciso cumprir alguns requisitos para ter o direito.
Entenda mais informações sobre como funciona o adicional de 25% no salário do INSS agora em 2023 no artigo em seguida!
Como funciona para receber o adicional de 25% da aposentadoria do INSS?
Primeiramente é preciso deixar claro que esse valor extra é destinado para os aposentados por invalidez que necessitam de acompanhamento ou ajuda de terceiros para fazerem as suas atividades diárias.
Assim, vão poder solicitar o aumento de 25 por cento na aposentadoria. Ou seja, o valor a mais serve como um extra para o pagamento desses profissionais que vão auxiliar o segurado. Entretanto, essa necessidade e ajuda primeiro deve ser comprovada.
O INSS estabelece um teto, ou seja, é um valor máximo que os segurados tem direito a receber. Mas, se esse cidadão tem direito ao adicional de 25%, o valor depositado todo mês a ele pode passar desse teto. Entretanto, somente algumas doenças que dão direito a esse valor a mais!
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Quais doenças dão direito ao aumento de salário INSS?
Confira em seguida quais são as principais doenças que dão direito ao adicional de 25% na aposentadoria do INSS:
- Alteração das faculdades mentais com grave desordem da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija acamação permanente;
- Incapacidade permanente para as atividades básicas diárias;
- Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo quando a prótese for possível;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
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Como fazer para solicitar o adicional do INSS?
É importante deixar claro que o pedido do adicional de 25% no salário do INSS pode ser feito por meio do site ou aplicativo Meu INSS e, até, pelo telefone do INSS, número 135.
Confira em seguida:
- Faça login na plataforma “Meu INSS” com seu CPF e senha;
- Na parte superior, digite o nome do serviço: Solicitação de Acréscimo de 25%;
- Na lista, selecione o seu benefício por incapacidade permanente, em seguida leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Vale pontuar que você vai precisar dos documentos em seguida:
- Número do CPF do titular do benefício;
- Se for procurador ou representante legal do beneficiário deve apresentar também:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante
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