Você conhece o Golpe da Falsa Portabilidade? É um golpe que vem enganando milhares de brasileiros, veja como se prevenir!
O aumento de usuários em computadores e smartphones aumentou também o número de alvos para golpistas. Veja aqui como funciona o golpe e como se proteger!
Número de Golpes aumenta drasticamente nos últimos anos
O Golpe da Falsa Portabilidade tem então como seus principais alvos os segurados do INSS. Isso, pois estes grupos têm acesso aos empréstimos consignados.
O número de golpes aumentou muito no Brasil desde 2020, tendo em vista o novo número de usuários. Isso porque, em 2020, com o ”fica em casa”, aumentou muito o número de idosos com computadores ou smartphones.
Leia também: Salário dos aposentados a partir de 2023 foi divulgado: VEJA o VALOR
Segundo pesquisas realizadas em 2021, a cada 8 segundos um brasileiro recebe uma tentativa de golpe, por diversas fontes. No primeiro semestre de 2021, mais de 1,9 milhões de golpes foram registrados. Assim sendo um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o Golpe da Falsa Portabilidade
No golpe da Falsa Portabilidade os criminosos oferecem empréstimos com condições literalmente surreais. Dessa forma, os idosos são iludidos a contratar empréstimos com condições melhores que as já possuídas.
Leia mais: Justiça confirma pagamento de uma grana extra para aposentados! Consulte
Assim, o golpista oferece uma portabilidade de empréstimos, de um banco para o outro.
Nesse golpe, os criminosos costumam oferecer um empréstimo com condições melhores do que as atuais para o cliente, influenciando ele a seguir com o processo de troca. Dessa forma, o atendente oferta a transferência da dívida com taxas de juros menores.
Ofertam também bônus para realizar a portabilidade. Para parecer legítimo, o golpista aborda a vítima já tendo em mãos dados pessoais da mesma. Costumam ser pessoas bem articuladas, que demonstram um certo domínio sobre o assunto.
Ler mais: URGENTE: Como incluir contribuições e ganhar valor máximo do INSS; Veja agora
Uma vez que você concorde em fazer a portabilidade, o golpista irá solicitar alguma forma de dinheiro. Por exemplo, um caução, uma garantia, o pagamento de um boleto, algo de valor relativamente alto, mas que pareça confiável.
Assim, após pagar o valor, o golpe está aplicado e aquele valor, que você poderia usar para pagar parcelas ou contas, perdido.
Dicas para evitar cair no golpe da falsa portabilidade de consignado
- Desconfie se alguém entrar em contato com condições e juros bons demais para ser verdade;
- Pesquise sobre a empresa, desligue o telefone e ligue no número oficial da empresa;
- Fique extremamente atento a cobranças que parecem injustas.
Quem, infelizmente, já foi vítima de golpes como esse, deve realizar um boletim na polícia civil. Leve o máximo de provas possíveis, como prints e comprovantes.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Lula anuncia aumento maior no valor das aposentadorias: Veja os valores do novo salário
Confira também;
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!