O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros. Segundo dados da ABECS, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento no Brasil foram efetuados 100 milhões de operações com cartão de crédito.
A associação criou uma campanha para conscientizar e prevenir os brasileiros de caírem em golpes relacionados ao cartão de crédito.
Ocorre que está em alta golpes como o denominado golpe da maquininha, golpe dos links suspeitos ou o golpe do telefone ou do motoboy.
O golpe da maquininha, por exemplo, ocorre quando ao fazer o pagamento, o criminoso oferece uma maquina com a tela quebrada ou estragada de alguma forma. Desse modo, a pessoa não enxerga todo o valor inserido na maquina e só percebe depois que pagou um valor muito maior do que o do serviço utilizado.
Desse modo, a campanha criada pela ABECS criou 5 vídeo-aulas para explicar como se proteger destes golpes. A iniciativa ocorre em um momento que estes golpes aumentam. Já que com a chegada do final do ano o consumo de produtos e serviços aumenta.
Confira algumas das dicas criadas pela ABECS e se previna dos golpes de cartão de crédito.
Não salvar os dados no navegador da internet
Ocorre que muitas vezes ao fazer compras em site pela internet, é dado a opção de salvar o cartão de crédito para a próxima compra, como forma de agilizar da próxima vez que utilizar o site. Desse modo, não é aconselhável que você salve seus dados, já que torna mais fácil para os criminosos terem acesso as informações do seu cartão de crédito.
Leia Mais: Atenção aposentado seu salário vai subir: Confira os novos valores
Utilizar cartão virtual

Para fazer compras online a melhor opção é utilizar o cartão virtual. Isto porque, o cartão virtual é um cartão gerado apenas para fazer compras em lojas que não são físicas e tem uma validade temporária. Ocorre que o cartão virtual muitas vezes pode ser gerado apenas para uma compra e depois excluído.
Leia Mais: Empréstimo do Auxílio Brasil: Quando será pago e como vai funcionar; Confira
Portanto, sempre que for fazer uma compra online, você poderá gerar um novo cartão. O que dificulta a utilização dos dados deste cartão por um criminoso.
Sempre confira a sua fatura
Está é uma dica muito importante, já que é sempre necessário conferir a fatura para verificar se as compras que estão sendo cobradas realmente foram feitas por você. Uma forma de sempre se manter informado das compras é ativar a notificação do banco que sempre que for feita uma compra no cartão você será avidado.
Leia Mais: INSS paga beneficiários a partir da próxima semana
Utilizar apenas aplicativos confiáveis que protegem as contas
Existem golpes que o consumidor não vai conseguir acompanhar apenas pela verificação de sua fatura. Já que muitos podem estar relacionados ao uso indevido se seus dados para fazer compras fraudulentas. Portanto, bastante importante que os sites que utiliza protejam suas informações. Já que os sites que não fazem essa proteção podem vazar facilmente seus dados e os criminosos que estiverem em posse dele realizar diversas atividades ilícitas.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 14º SALÁRIO. Clique no link e saiba mais:
Bancos anunciam pagamento de um 14° Salário para o fim do ano
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.