Depois da digitalização de processos através da internet, o número de golpes no Brasil, principalmente, contra os aposentados e pensionistas da Previdência Social cresceu de forma estrondosa nos últimos anos. E um exemplo, é o golpe da perícia médica, que já tem gerado muita dor de cabeça.
Destaca-se que, o INSS começou a realizar procedimentos como, por exemplo, a prova de vida e também começou a ligar para os aposentados e pensionistas para antecipar a realização da perícia médica, causando muitas dúvidas nos segurados. Daí, o golpe da perícia médica também surgiu!
Então, para entender melhor sobre a antecipação da perícia e o golpe, leia na íntegra!
Entenda como funciona a perícia médica da Previdência Social!

Em síntese, a perícia médica é um dos vários procedimentos realizados pelo INSS para autorizar a concessão de um benefício previdenciário. É através da realização dessa perícia, que funciona como uma avaliação, que se determina a capacidade de trabalho do segurado.
Em se tratando de sua realização, deve ser realizada por profissionais especializados e capacitados com a função de analisar a saúde do segurado. Ou seja, o profissional busca identificar se há a presença de doença ou alguma incapacidade para realizar suas atividades profissionais total ou parcialmente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Em seguida a análise, o resultado da perícia médica vai analisar se o segurado está apto para a concessão, prorrogação ou interrupção do pagamento, inclusive, a perícia médica deve ser realizada a cada dois anos para manutenção da aposentadoria, pensão ou outro benefício.
Entre os benefícios que devem passar pela perícia médica estão o auxílio por incapacidade temporária ou permanente, ou seja, auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, e ainda, auxílio acidente e o Benefício de Prestação Continuada BPC – LOAS.
Leia em seguida: Saiba quem está na lista de CORTE DO BENEFÍCIO DO INSS – Confira agora!
É necessário agendar a perícia médica através da plataforma ou aplicativo Meu INSS ou telefone 135. No entanto, a perícia médica online só pode ser realizada para incapacidade de até 90 dias. Do contrário, se a pessoa já sabe que se trata de uma incapacidade maior, deve ir diretamente para a perícia presencial.
Nestes casos, o agendamento deve ser realizado apenas pela Central de Atendimento 135.
INSS está ligando para segurados para antecipar a perícia médica
Desde 25 de setembro de 2023, o o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a ligar para os segurados que estavam aguardando uma resposta do instituto, para antecipar a realização da perícia médica. Essa antecipação é devida para a concessão do benefício do auxílio doença.
Destaca-se que, o INSS não está entrando em contato com todos os aposentados, mas, apenas com os que estão em processo de concessão da aposentadoria por invalidez ou solicitaram o adicional de 25% nessa categoria de aposentadoria.
Leia mais: SAIU LISTA das dívidas que os Aposentados não precisam pagar – CONFIRA agora mesmo
Em razão disso, para trazer mais praticidade na comunicação, a Central de Atendimento 135 alterou o seu número. E a partir de agora, sempre que o INSS ligar para reagendar ou confirmar o agendamento da perícia médica e/ou avaliação social, o número que vai aparecer em sua tela será (11) 2135-0135.
Esse novo número não aceita chamadas telefônicas e não possui WhatsApp.
Leia mais: INSS e o 14º Salário: Os Bancos realmente liberaram? Veja os detalhes!
Caso tenha alguma dúvida sobre atender a uma ligação do INSS ou considere uma chamada suspeita, o órgão recomenda que você faça uma ligação gratuita para o número 135. Além disso, o número de SMS da Central permanece o mesmo, sendo o 28041.
Do que se trata o golpe da perícia médica INSS?
Embora ainda não seja tão amplamente divulgado, é mais uma modalidade de golpe entre os criminosos. Em diversas ocasiões, os segurados estão sendo vítimas de golpes idealizados por pessoas que se fazem passar por funcionários do INSS. E assim, conseguem obter informações pessoais e bancárias.
Leia em seguida: INSS condenado a pagar R$ 97 MIL à aposentada após DESCONTOS ILEGAIS. Saiba mais!
Diante disso, resta claro que o INSS não realiza ligações para os segurados solicitando informações como números de documentos, fotos para fins de biometria facial, dados de conta-corrente ou senhas bancárias. No mais, qualquer dúvida, entre em contato com a Central pelo número 135.
Aprenda como se proteger do golpe da perícia médica
Depois de tudo que foi noticiado, o INSS continua afirmando que não pede informações siligosas através do telefone, ou seja, qualquer pergunta sobre dados bancários ou pessoais, desconfie de imediato e entre em contato com a Central de Atendimento.
Leia mais: Casas GRATUITAS do governo para idosos – Veja o passo a passo para conseguir a sua!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.