Segundo estudo da FEBRABAN, 49% dos brasileiros que usam cartão de crédito ou débito já foram vítimas de golpe de clonagem. Sendo assim, é muito útil saber o que fazer se um cartão for duplicado. Veja a seguir algumas dicas e o que fazer em casos de clonagem de cartão de crédito!
Como saber se sou vítima do crime de clonagem?
Mais ainda que se trate de um crime reincidente, que atinge quase metade dos usuários desta ferramenta financeira, existem vários detalhes que poucos sabem.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
Por isso, é importante que a pessoa ao menos percebe quando foi vítima desse golpe e o que fazer após a clonagem do cartão de crédito. E se essa solução não estiver correta, isso pode levar a perdas financeiros para os usuários no futuro.
Caso não reconheça uma compra no extrato do cartão de crédito pode ser um grande indicativo. Mas devemos observar que, como muitos outros negócios, as empresas usam nomes fictícios. Para isso, o usuário deve ter muito cuidado ao analisar compras que não reconhece.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Além disso, o comportamento de compra imprópria é outro grande alerta contra o crime de clonagem de cartão de crédito.
Isso acontece quando várias proclamações de despesas aparecem em sequência e podem ser do mesmo valor ou combinações diferentes. Por fim, saques em locais e horários que o usuário não reconhece é outro grande indício desse crime.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
O que fazer em casos de CLONAGEM de cartão de crédito?
As regras variam de acordo com a instituição financeira que provê o cartão de crédito. O primeiro passo é abrir o app do seu banco e bloquear o cartão imediatamente. Esse serviço geralmente está disponível no ponto de serviço de cartão designado do banco.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Além disso, o usuário tem a oportunidade de entrar em contato com a Central de Atendimento de sua instituição financeira e solicitar o bloqueio do cartão informando o motivo em qualquer caso.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Os possíveis prazos para contestar as compras variam conforme as regras do banco. Por isso, é fundamental que a pessoa cujo cartão de crédito foi clonado faça um boletim de ocorrência. Embora não seja obrigatório. Mas este documento pode ajudar os indivíduos a encontrar todos os seus direitos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!