O abono salarial PIS/PASEP está sendo pago para os brasileiros no ano de 2023. Esse depósito é referente ao ano-base de 2021. Ou seja, quem trabalhou no ano de 2021 e cumpre os requisitos, poderá receber um depósito no valor de um salário mínimo a mais. Confira quem tem direito.
O pagamento do abono salarial PIS/PASEP acontece de um ano para o outro. Ou seja, em 2023, o pagamento deveria ser referente ao ano trabalhado de 2022.
Contudo, houve um atraso no cronograma devido à pandemia de Covid-19, pois o valor destinado ao abono foi para o pagamento de auxílio emergencial.
Dessa forma, os valores recebidos agora são referentes ao ano trabalhado de 2021. A grande novidade é que houve um reprocessamento de dados e ainda mais pessoas terão o direito aos valores.
Essas pessoas não estavam inclusas antes, pois havia um erro nas informações repassadas pelos empregadores. Confira essa novidade!
Milhões de trabalhadores poderão receber o abono salarial PIS/PASEP
A Dataprev ficou responsável por analisar o cadastro de cerca de 2,7 milhões de trabalhadores e 1,4 milhão de pessoas foram incluídas no calendário de pagamentos.
Essas pessoas incluídas estavam com dados divergentes, que foram repassados pelos empregadores. Sendo assim, agora irão receber os valores provenientes do abono salarial.
Importante esclarecer que os depósitos do PIS/PASEP já começaram para os nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril (PIS) e para quem tem o final da inscrição 0 e 1 (PASEP).
Então, os incluídos agora, caso tenham nascido nesse mês ou tenham a inscrição nesses finais, terão o depósito em abril, no próximo lote.
Leia mais: ABONO NATALINO: Lula anuncia calendário de pagamento para aposentados – Confira!
Quem tem direito ao PIS e PASEP?
Para receber o PIS/PASEP, o trabalhador precisa ter tido uma média salarial de até dois salários mínimos no ano base de pagamento. Também precisa estar inscrito no programa há 5 anos ou mais e ter trabalhado 30 dias ou mais no ano-base de pagamento.
Além disso, o empregador precisa ter atualizado os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O PIS é para os trabalhadores de empresas privadas, o qual o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal e o PASEP é de empresas públicas, cujo pagamento é feito pelo Banco do Brasil.
Leia mais: Ótima notícia: Governo poderá aprovar pagamento do abono extra em parcela única de R$2640; Entenda
Calendário do abono salarial PIS/Pasep


Leia mais: PIS/PASEP 2023: Confira as datas de pagamento do abono salarial e planeje suas finanças!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!