As taxas de juros dos consignados diminuíram no ano de 2023. Depois de muitas reuniões para definir essa questão, finalmente se chegou a uma conclusão.
Agora, os beneficiários vão pagar menos valores tanto no empréstimo consignado, quanto no cartão consignado e cartão benefício consignado. Confira agora!
Taxas de juros diminuíram
O Conselho Nacional de Previdência Social- CNPS se reuniu para definir a diminuição das taxas de juros dos consignados. Esse Conselho é formado por membros de bancos, do Governo, beneficiários do INSS e outros representantes diretamente ligados com questões previdenciárias.
Na primeira reunião, a taxa de juros definida foi de 1,7% para o empréstimo consignado e 2,62% para o cartão de crédito consignado e o cartão benefício consignado. Contudo, esses valores geraram uma ração negativa nos bancos e instituições financeiras.
O motivo é que o valor seria muito baixo e não compensaria para os bancos, pois os custos de transação não seriam diminuídos, apenas o valor que receberiam seria menor. Então, em protesto, os bancos suspenderam a liberação de consignados.
Mas, após mais uma reunião feita pelo CNPS, mais uma mudança aconteceu. Dessa forma, chegou-se aos valores que temos hoje. Confira!
Leia mais: NOVIDADES SOBRE PAGAMENTO: Confira as últimas informações sobre pagamento dos atrasados do INSS
Juros do empréstimo consignado
Os juros do empréstimo consignado em 2023 serão de 1,97%, valor que corresponde com os interesses dos bancos e também dos beneficiários do INSS, garantindo a manutenção da lucratividade, mas não sendo tão alto para os contratantes pagarem.
As demais características do empréstimo consignado seguem a mesma. Os beneficiários do INSS podem usar 35% de seu salário para pagar as parcelas e o desconto ocorre diretamente da conta de quem contratou.
O beneficiário não precisa estar com o “nome limpo”, basta que ele tenha margem para a contratação. Essa vantagem se dá, principalmente, pois o desconto é feito diretamente da conta, o que diminui o risco de inadimplência.
Leia mais: SURPRESA: Bancos adiantam pagamento do 13º salário para aposentados – descubra quando receberá!
Juros do cartão de crédito consignado e cartão benefício consignado
Os juros, tanto do cartão consignado quanto o cartão benefício consignado são de 2,89% ao mês. Ambos podem ser contratados pelos beneficiários do INSS, usando 5% do salário e as parcelas descontam diretamente da conta.
O cartão de crédito consignado existe há mais tempo. Já o cartão benefício consignado surgiu como uma outra opção de crédito para os beneficiários. Esse novo cartão também engloba auxílio-funeral e seguro de vida para quem optar.
Ambos os cartões não possuem anuidade e permitem que 70% do valor contratado seja sacado em dinheiro. Os outros 30% ficam como limite de crédito para compras. Assim como para o empréstimo consignado, os cartões não exigem “nome limpo”, apenas margem disponível.
Leia mais: INSS apela ao STF para suspender revisão da vida toda; Confira detalhes
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!