O Governo Federal anunciou mudanças para o programa do Auxílio-Doença, um dos muitos benefícios oferecidos pela Previdência Social, desse modo, confira no artigo as novas mudanças que podem ser benéficas para quem utiliza o benefício.
O que é o Auxílio-Doença ?
O Auxílio-Doença é um benefício por incapacidade temporária que com objetivo de fornecer um auxílio para segurados com problema de saúde e que está total ou temporariamente incapaz de exercer as suas atividades do dia a dia por mais de 15 dias.
Leia Mais: Má notícia sobre o consignado do Bolsa Família; Veja o que mudou
Assim, o benefício consegue substituir o salário no período em que a pessoa estiver com incapacidade, ou seja, o objetivo principal o benefício não é de proteger a doença em si, mas a incapacidade de trabalhar.
Desse modo, para conseguir se beneficiar do auxílio é necessário comprovar a incapacidade temporária do segurado através da perícia médica feita pela previdência social. Além disso, é necessário atender o tempo de carência, ou seja, é necessário que esteja contribuindo com o INSS à pelo menos 12 meses.
Aposentadoria por incapacidade permanente
A aposentadoria por incapacidade permanente é direcionada para trabalhadores que possuem uma doença grave ou então alguma incapacidade irreversível.
Leia Mais: Novidade: R$ 20 mil em empréstimo até para quem está sem margem; Saiba mais
Confira em seguida a lista de doenças que podem garantir a aposentadoria por incapacidade permanente:
- Cegueira;
- Abdome agudo cirúrgico;
- Hanseníase;
- Tuberculose ativa;
- Síndrome da deficiência imunológica adquirida;
- Transtorno mental grave;
- Esclerose múltipla;
- Doença de Parkinson;
- Cardiopatia grave;
- Neoplasia maligna;
- Estado avançado da doença de Paget;
- Nefropatia grave;
- Hepatopatia grave;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Acidente vascular encefálico agudo;
- Espondilite anquilosante;
- Contaminação por radiação – depois de conclusão da medicina especializada.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novas mudanças do Auxílio-Doença
Muitos falam que após receber o auxílio-doença você passa a receber aposentadoria automaticamente, no entanto, isso é uma informação falsa, para conseguir a mudança do auxílio-doença para a aposentadoria por incapacidade existe todo um processo.
Leia Mais: Notícia quente: Aposentados vão receber R$ 1 bilhão em atrasados; Consulte a lista de pagamentos
Assim, para conseguir a mudança a decisão deve partir da perícia médica, caso ao fazer a perícia médica e o perito identificar que o segurado está apto para a aposentadoria por invalidez ele poderá fazer a mudança.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas. Assim, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.