Está aprovado pela Câmara dos Deputados a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra do segundo imóvel!
Assim como na nova autorização para uso do FGTS, os recursos podem ser aplicados na aquisição de residência secundária mesmo que o saldo já tenha sido utilizado para a mesma finalidade anteriormente. A autorização foi concedida pelo projeto de lei (PL) n. 462/20 do deputado Marcel van Hattem.
Como funciona o PL do FGTS de financiamento de imóveis?
Assim, com este fundo trabalhista, está permitido comprar, edificar, remunerar ou amortizar um imóvel. O deputado disse que o objetivo do PL é facilitar o processo de financiamento imobiliário com FGTS, mesmo para quem já havia habilitado a medida anteriormente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Inicialmente, a prática era limitada a uma propriedade por pessoa. A única alternativa ao longo do tempo foi usar o saldo do benefício novamente para quitar a dívida. A intenção dos MPs de ampliar o uso do FGTS é promover maior independência dos operadores em termos de mobilidade de recursos.
Para ele, os retornos das contas associadas aos fundos garantidos são superiores aos investimentos de baixo risco oferecidos pelo mercado. Enquanto isso, o líder petista Reginaldo Lopez não se convenceu com a proposta. Segundo ele, o FGTS é uma economia extremamente importante para o país, pois pode contribuir para muitas políticas públicas e, infelizmente, seu saldo está diminuindo a cada dia.
Leia em seguida: Aposentados tem novo cartão de crédito aprovado pelo Congresso

Como usar o FGTS para financiar imóveis?
É importante saber que os financiamentos imobiliários são lançados automaticamente no Sistema Financeiro de Habitação – SFH por meio do saldo do FGTS. Assim pode financiar unidades de até R$ 1,5 milhão. Graças a esse modelo, é possível ter certeza de que a taxa de juros não ultrapassará a margem anual de 12 %.
Ele também recebe algum financiamento de uma conta poupança. O financiamento da casa própria com o restante do FGTS também foi viabilizado por meio do Sistema de Financiamento Imobiliário – SFI, também com limite máximo de R$ 1,5 milhões. No entanto, neste caso, as taxas de juros são maiores. No entanto, sabe-se que adquirir o FGTS, em geral, não é muito simples e fácil.
O financiamento imobiliário não diferirá, principalmente considerando o escopo financeiro da operação. É importante que o comprador cumpra uma série de pré-requisitos. Vale ressaltar que a utilização do saldo do FGTS da casa própria não se limita estritamente à compra de novo imóvel. Os operadores podem recorrer a alternativas com base no seu perfil e necessidades conforme o projeto de lei estipula.
Leia em seguida: Aposentados podem perder beneficio se não fizer prova de vida do INSS?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!