Aposentados e pensionistas do INSS puderam ter o 13 salário antecipado até o ano passado, devido à crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus.
No entanto, esse adiantamento estava pendente de autorização do governo federal em 2023. Porém, uma reviravolta aconteceu ontem (04).
Confira quais as novidades a respeito do assunto!
Leia mais: Novidade: Saiba como conseguir aposentadoria com contribuição única
Como ficou o adiantamento do 13º salário em 2023
Em 2023 o 13º salário teve alteração de valores. Isso aconteceu por causa do aumento do piso salarial. A partir de maio, o salário mínimo será de R$1.320. Consequentemente, o 13º salário também terá aumento.
Além disso, a boa notícia é que o Presidente Lula assinou no último dia 04 de maio um decreto que autoriza o pagamento antecipado do 13º salário do INSS. Esse pagamento ocorrerá junto ao calendário mensal do INSS dos meses de maio de junho.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito a receber o 13º salário?
O 13º salário do INSS é pago para beneficiários que recebem auxílio por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença. Ainda, quem recebe auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Assim, os beneficiados por esse salário extra devem ficar atentos nos posicionamentos do governo a respeito de adiantamentos e reajustes.
Para quem tem interesse em adiantar esses valores, existe uma alternativa que não depende do governo. Os bancos fazem empréstimos com o valor do 13º salário como garantia. Contudo, esses empréstimos têm juros. Por isso, avalie sempre se vale a pena fazer essa escolha.
Leia mais: Finalmente: Bancos anunciam ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Portanto, continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.