As palavras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), ao comparar a ação militar de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio perpetrado por Adolf Hitler contra os judeus na Alemanha nazista, geraram considerável impacto em âmbito internacional. Diversos veículos de comunicação, tais como Al Jazeera, Times of Israel, Jerusalem Post, Haaretz e New York Times, deram ampla visibilidade a essa declaração controversa.
As observações do representante do governo dos Estados Unidos, Matthew Miller, acerca das declarações de Lula, igualmente despertaram interesse. Abaixo, você encontrará mais informações sobre esse assunto.
Lula entra em polêmica ao comparar Israel a Hitler

Quando indagado por um jornalista sobre sua opinião a respeito das declarações do presidente Lula, durante uma entrevista na Etiópia, Matthew Miller replicou:
“Obviamente discordamos desses comentários. Nós fomos bastante claros que não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza. Queremos ver o conflito terminar assim que for prático, queremos ver aumento de assistência humanitária de forma sustentada para os civis inocentes em Gaza, mas não concordamos com esses comentários.”
Leia mais: Caixa Inicia Pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás de Fevereiro: Confira o Calendário
Desde o sábado (17), a fala do presidente em exercício tem ecoado e provocado discussões, especialmente após sua participação na cúpula da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia.
Na ocasião o presidente afirmou “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”.
Nesse contexto, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) divulgou um comunicado no qual expressou seu repúdio às declarações que descreveu como “infundadas” por parte de Lula. Para a entidade, as palavras do ex-presidente representam uma “distorção perversa da realidade”.
Leia mais: Pagamentos do INSS de Fevereiro COMEÇAM essa SEMANA! Veja DATAS de PAGAMENTO
“A Conib repudia as declarações infundadas do presidente Lula, comparando o Holocausto à ação de defesa do Estado de Israel contra o grupo terrorista Hamas. Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu. Essa distorção perversa da realidade ofende a memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes. O governo brasileiro vem adotando uma postura extrema e desequilibrada em relação ao trágico conflito no Oriente Médio, abandonando a tradição de equilíbrio e busca de diálogo da política externa brasileira. A Conib pede mais uma vez moderação aos nossos dirigentes, para que a trágica violência naquela região não seja importada ao nosso país.”
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Hamas apoia Lula na comparação de Israel ao nazismo de Hitler
Por fim, o grupo terrorista Hamas, foi a público neste domingo (18) para afirmar que “aprecia” a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Essa declaração vem no contexto de uma descrição precisa daquilo a que nosso povo está exposto e revela a grandeza do crime sionista cometido com cobertura e apoio aberto do governo norte-americano liderado pelo presidente Biden”, disse o grupo em comunicado divulgado em seu canal no Telegram.
O grupo também instou a Corte Internacional de Justiça (CIJ) a considerar a declaração do presidente sobre “as violações e atrocidades que” os palestinos estão “sofrendo nas mãos do Exército” israelense. Afirmaram que tais ações “nunca foram testemunhadas na história moderna”.
Veja Também: Descubra se você faz parte do grupo que vai receber uma fortuna de 30 mil dos bancos!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
O post Governo dos EUA se manifesta após fala de Lula comparando Israel a Hitler apareceu primeiro em Jornal JF.
Governo dos EUA se manifesta após fala de Lula comparando Israel a Hitler
Politica,declaração do presidente israel e hitler,Lula compara ação de Israel em Gaza à de Hitler contra judeus,Lula compara ataques de Israel aos palestinos em Gaza à hitler,lula compara israel a hitler,Lula compara Israel em Gaza à ação de Hitler,que Lula falou sobre Holocausto e Israel
Descubra como o governo dos EUA se posicionou após fala de Hitler em entrevista na Etiópia.
O post Governo dos EUA se manifesta após fala de Lula comparando Israel a Hitler apareceu primeiro em Jornal JF .