O ditado ”alegria de pobre dura pouco” não sai de moda. Essa foi a tormenta vivida pelos aposentados e pensionistas do INSS nos últimos dias.
Após anúncio em reunião do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social), as taxas de juros para empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) haviam sido reduzidas para 1,7% no início do mês. Proposta do Ministro Carlos Lupi, responsável pela pasta de previdência social.
Todavia, após a aprovação das novas taxas de juros, alguns bancos anunciaram que deixariam de oferecer a modalidade. A medida teve que ser revista pelo governo em reunião realizada hoje.
Confira abaixo a nova taxa do consignado anunciada hoje pelo governo e CNPS, bem como as últimas notícias sobre o fim da suspensão do empréstimo consignado.
Porque os bancos suspenderam o empréstimo consignado do INSS?
A suspensão do crédito consignado aconteceu após reunião realizada no dia 13 de março. O CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) optou por reduzir as taxas de juros em crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS em 2023. A taxa foi reduzida de 2,14% ao mês para 1,7% ao mês em empréstimos.
Leia em seguida: Caixa Tem: Veja como excluir dispositivo cadastrado; Passo a Passo
A redução é pauta do Ministro da Previdência, Carlos Lupi, que defende os juros baixos em virtude da maior segurança que a modalidade oferece aos bancos, com riscos quase nulos de inadimplência, uma vez que o crédito abate-se diretamente na folha de pagamento do beneficiário.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Representantes dos aposentados defendem juros mais altos
O Sindnapi, representante dos aposentados, defende uma taxa de juros entre 1,8 e 1,85% ao mês, um pouco mais alto do que foi estabelecido no dia 13. Segundo o Sindnapi, os bancos defendem uma taxa entre 1,9% e 2,04% ao mês.
Leia em seguida: Como consultar os valores disponíveis no PIS PASEP 2023? Veja agora
“Do outro lado, também dá para apertar. Os bancos dizem que não dá, mas dá. É só abaixar o ‘filé’ dos pastinhas [prestadores de serviço que oferecem o consignado do INSS]. Vamos diminuir, todos apertam um pouco o cinto e podemos abaixar para 1,80%, o que já seria um avanço bom”, diz o Sindnapi.
Quais os bancos deixaram de oferecer o empréstimo INSS?
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Brasil
- Itaú Unibanco
- Bradesco
- Mercantil (suspendeu só o empréstimo pessoal, o cartão consignado segue valendo)
- PAN
- Bem Promotora
- Daycoval
- PagBank (suspendeu só nos correspondentes bancários, continua oferecendo pelo app)
- C6
Últimas notícias: Conselho Nacional de Previdência Social aprova juros do consignado em 1,97%
Após decisão do presidente Lula sobre os juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou a taxa de 1,97% ao mês para o desconto em folha e 2,89% para o cartão consignado.
Leia em seguida: Novidade: Mudanças no empréstimo consignado para BPC; saiba mais
Os bancos negociavam por uma taxa de 1,99%, enquanto os aposentados pediam 1,90%. O empréstimo consignado ficou suspenso por 13 dias após a redução do teto de juros de 2,14% para 1,70%. Na mesma reunião, os conselheiros aprovaram a redução da taxa do cartão consignado de 3,06% para 2,62%.
A Caixa Econômica Federal planeja reabrir a linha de crédito ainda hoje (28).
Aguardamos publicação da decisão no Diário Oficial da União, bem como manifestação das demais instituições bancárias sobre a volta da concessão do crédito consignado para os aposentados.
Leia em seguida: Saque de contas inativas do FGTS libera grana extra para brasileiros; Veja agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja o vídeo: 13º Salário do INSS será antecipado em 2023? Veja o que decidiu o INSS.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!