Na última terça-feira, 3 de janeiro de 2023, Carlos Lupi tomou posse do comando do Ministério da Previdência Social, recriado por essa terceira gestão do Governo Lula. Em seu discurso, Lupi prometeu que pretende zerar a enorme fila de pedidos por benefícios previdenciários.
Dessa forma, neste artigo, vamos falar sobre a promessa feita por Carlos Lupi com relação a previdência social que afeta diretamente a todos os brasileiros. Assim, veja!
Do que se trata o anúncio feito pelo Governo sobre a previdência social?
Na última terça-feira, 3 de janeiro de 2023, Carlos Lupi tomou posse do comando do Ministério da Previdência Social, recriado por essa terceira gestão do Governo Lula. Logo em seu discurso de posse, Lupi prometeu que pretende zerar a enorme fila de pedidos por benefícios previdenciários.
Leia mais: Surpresa de fim de ano: INSS libera pagamento extra para os aposentados! Confira como receber
É válido destacar que, há uma enorme fila de pedidos que aguardam a avaliação do Instituto: Assim, Lupi disse:
“Quero acabar com a fila em tempo recorde para o povo brasileiro se sentir respeitado”, afirmou o ministro.
Em suma, para atender ao objetivo de Carlos Lupi, o INSS precisaria convocar um número maior de selecionados no concurso aberto em setembro de 2022, quando foram oferecidas mil vagas para técnico de seguro social, cargo de nível médio.
Entretanto, o ministro afirmou ainda que irá articular parcerias com governadores e prefeitos, sem explicar, no entanto, como essa medida poderia acelerar a análise de requerimentos. Ademais, anunciou que pretende retomar o pagamento de bônus para servidores do INSS.
Exemplificou ainda que, pretende fortalecer o processo de automação sobre as solicitações por benefícios feitos pelos cidadãos no Brasil, para zerar a fila de pedidos ainda este ano, segundo ele. No entanto, para muitos, isso seria em tese, uma utopia.
Leia mais: Acaba de sair: Bancos estão liberando pagamento de um 14° Salário para aposentados
E quanto ao “revogaço” de medidas? Envolve a previdência social?
Em relação ao “revogaço” de medidas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prometido por Lula, o futuro ministro da Previdência afirmou que, em um primeiro momento, não há previsão para a pasta. “De início, não. Vou dar uma examinada antes”, disse.
Embora a análise aconteça, na véspera da posse, o governo Bolsonaro publicou medidas, como isenção fiscais para operadoras de hedge cambial, que devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 6 bilhões a mais no Orçamento de 2023.
Leia mais: 14º Salário do INSS libera mais de R$2.000 aos aposentados! Confira agora quais as novidades
Confira também
SAIU AGORA: Pagamento do 14° SALÁRIO Parcela ÚNICA para APOSENTADOS – João Financeira – QUEM RECEBE?
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!