Veja como vai ficar a Taxa Selic em meio ao atual nível de taxa de juros do país. Acesse aqui todas as últimas informações:
Na última quarta-feira (22), o Comitê de Política Monetária do Banco Central, decidiu manter a Taxa Selic em 13,75% ao ano que, entrou em vigor no início do mês de agosto do ano passado. Nesse sentido, a decisão ocorreu em meio a turbulência que o sistema bancário global vem enfrentando.
Passando ainda por diversas críticas apontadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por ministros da atual gestão em decorrência do nível da taxa de juros atual. Continue acompanhando e veja em seguida as últimas notícias da Taxa Selic!
Últimas notícias: Copom mantém Taxa Selic 2023
Por meio de uma nota, o Copom, informou que mesmo que a reoneração dos combustíveis tenha influenciado na redução das incertezas dos resultados fiscais de curto prazo, não dispensou os riscos do cenário inflacionário. Sendo eles:
Leia em seguida: Saiba Quem Deve Receber O 13º Salário Do INSS Em 2023; Confira A Lista
- Desancoragem maior, ou mais duradora, da inflação para prazos longos;
- incerteza para o arcabouço fiscal e os impactos para a trajetória referente a dívida pública;
- maior persistência das pressões inflacionárias do sistema global.
Reunião
Em geral, o Comitê se reúne a cada 45 dias para deliberar sobre a taxa básica de juros da economia, ou seja, a Taxa Selic. Dessa forma, pela quinta vez seguida, decidem manter a taxa, o que o mercado esperava que iria acontecer. Mesmo com a manutenção, é o maio percentual que a Selic atingiu desde novembro de 2016.
Leia em seguida: Ótima Notícia: NOVA LINHA DE CRÉDITO LIBERADA; Veja Quem Tem Direito
Como o Banco Central define os juros?
O Banco Central, defini o nível dos juros, com base no sistema de metas da inflação. Desse modo, quando a inflação estiver alta, a Autarquia Monetária aumenta a Taxa Selic. Já quando as estimativas estiverem em linha com as metas, pode haver a redução do juro básico da economia.
Leia em seguida: Como Solicitar Seu Cartão Benefício Do INSS?
Atualmente, o Banco Central se encontra atualizando a Selic, para conseguir atingir a meta de inflação de 2024. Isso porque, a decisão referente aos juros precisam de 6 a 18 meses para começar a impactar a economia do país.
Nesse sentido, nesse ano, a meta da inflação é de 3,25%, considerada cumprida caso oscile de 1,75% a 4,75%. Já para o próximo ano, a meta é de 3%, considerada formalmente cumprida se oscilar de 1,5% a 4,5%.
Leia em seguida: Como Consultar Meu Cadastro Único? Veja Passo A Passo
O que é a Taxa Selic?
A Taxa Selic é a representação dos juros básicos da economia do país. Assim, quando for movimenta vai impactar todas as taxas de juros do Brasil. Desde as cobradas por instituições bancárias como, por exemplo, no caso de empréstimos, até as que um investidor recebe ao fazer uma aplicação financeira.
Leia em seguida: Urgente: Governo Federal Anuncia Medidas Para Diminuir Filas De Concessão De Benefícios Do INSS
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: MELHOR NOTÍCIA do ANO para os APOSENTADOS
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!