Através do ministério público o governo quer suspender os empréstimos do Auxílio Brasil? Veja agora mesmo essa notícia!
O subprocurador Lucas Furtado solicitou a suspensão da modalidade junto ao TCU! Veja agora quando será suspenso o empréstimo!

Suspensão já foi pedida pelo MP
O Ministério Público, órgão responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, solicitou através do subprocurador Lucas Furtado a suspensão dos empréstimos consignados do Auxílio Brasil.
A solicitação foi realizada pois, segundo o subprocurador, a modalidade oferece malefícios tanto para os bancos quanto para quem contrata os valores.
Leia mais: INSS confirma pagamento de ABONO EXTRA em janeiro? Veja quem tem direito
Desde sua liberação os empréstimos consignados para beneficiários do Auxílio Brasil vem sendo duramente criticados. Em virtude das altas taxas de juros, que anteriormente poderiam alcançar até 5%.
O benefício também recebeu duras críticas quanto a ser apenas uma medida eleitoreira, orquestrada pelo atual governo visando uma permanência no poder mas ignorando o prejuízo para os cofres públicos a longo prazo.
E você, o que acha dos empréstimos? Conte pra nós!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novidade: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Mas para quem ainda não estava sabendo, foi liberado em 2022 um novo empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil.
Apesar de empréstimo não ser necessariamente algo bom, os consignados são uma boa notícia pois oferecem, tradicionalmente, a menor taxa de juros do mercado.
Leia mais: Bolsonaro já assinou decreto: Atenção aposentados tudo vai mudar agora! Confira todas as surpresas
Após regulação do Ministério da Cidadania, ficaram decididas as seguintes diretrizes para o benefício do Auxílio Brasil
- Taxa máxima de juros ao mês estabelecida em 3,5%
- Duração máxima do empréstimo de 24 meses
Dessa forma o benefício vem liberando cerca de 2600 reais em média por contrato e permite que o beneficiário comprometa até 160 reais por mês com o benefício, 40% do valor original do Auxílio Brasil, já que o aumento temporário não afeta o valor.
Caso o novo valor de 600 reais do Auxílio Brasil seja efetivado como permanente, os cálculos serão refeitos em 2023.
Como fica quem já solicitou o empréstimo?
Quem já solicitou o benefício provavelmente não terá seu contrato suspenso, entretanto o MP pede pela impossibilidade de que sejam liberados novos contratos de empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
A Caixa Econômica já se pronunciou ao dizer que respeitará a decisão do TCU, mas segue oferecendo a modalidade dentro dos limites regulados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias do mundo dos aposentados! Clique no link e saiba mais.
Consulte o valor do salário mínimo de 2023: Acaba de sair nova projeção
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!