A Receita Federal liberou hoje (22) a consulta do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Os valores começaram a ser pagos em breve e, ao realizar a consulta, você conseguirá saber o status do seu pagamento e valor liberado.
Segundo o órgão, somente os dois primeiros lotes foram contemplados com, em média, 7,63 milhões de brasileiros. Portanto, continue acompanhando para saber como consultar este valor.
Como consultar o pagamento da restituição imposto de renda 2022?
A consulta ao pagamento da restituição imposto de renda 2022 é feita pelo site da Receita Federal. Mas também pode ser feita no Portal e-CAC, a partir das 10h do dia 22 de julho. Portanto, as informações sobre o 3º lote podem ser consultados a partir de hoje.
Leia mais: Começa hoje consulta de pagamento do 3º lote da Restituição do Imposto de Renda
Sendo assim, a consulta no site da Receita Federal deve seguir o passo a passo:
- Acessar o portal da Receita;
- Clicar em Meu Imposto de Renda;
- Ir em Consultar a Restituição.
O mesmo processo pode ser feito pelo aplicativo da Receita Federal.
O terceiro lote de restituição contempla as restituições residuais de exercícios anteriores. Desse modo, caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte pode solicitar a retificação. Portanto, basta corrigir as informações que estejam equivocadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Calendário de pagamentos

O pagamento restituição do Imposto de Renda 2022 segue um cronograma de pagamento. Dessa forma, a Receita Federal consegue realizar todos os depósitos de acordo com a data.
Leia mais: Restituição : Receita abre consulta para 3º lote nesta sexta
Veja abaixo o cronograma de pagamento:
1º lote – 31 de maio;
2º lote – 30 de junho;
3º lote – 29 de julho;
4º lote – 31 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.
O pagamento restituição do Imposto de Renda 2022
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda são feitos diretamente na conta bancária que consta na declaração. Portanto, além dos depósitos, esse ano os contribuintes poderão receber o valor via Pix.
Leia mais: Novo aumento de salário mínimo anunciado; Confira o novo valor
No entanto, para receber o valor nessa categoria, o Pix deve ser igual ao CPF do titular da declaração. Portanto, não serão aceitas chaves aleatórias.
Se o crédito não ficar disponível, o valor pode ser retirado diretamente no Banco do Brasil. Mas neste caso precisará ser reagendado para fazer a retirada. Para isso, basta entrar no site do banco ou pelo telefone.
Por fim, os valores que não forem resgatados em até um ano deverão ser solicitados pelo e-CAC. As informações estão todas disponibilizadas no site da Receita Federal.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!