Os atrasados do INSS serão pagos aos segurados Instituto Nacional do Seguro Social e devem receber R$ 1,6 bilhão. Afinal, o Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou o montante para pagar as ações em que o aposentado venceu o processo contra a autarquia. No total, o valor atende a 103 mil pessoas.
Os pagamentos correspondem às chamadas Requisições de Pequeno Valor (RPV). Portanto, as quantias são de até 60 salários mínimos. Contudo, o processo deve ter sido totalmente concluído, sem possibilidade de recurso.
Dessa forma, os Tribunais Regionais em todo o país recebem a distribuição do montante. A partir de então, com base nos cronogramas próprios, passam a fazer a liberação dos valores para pagar os atrasados do INSS a quem tem direito.
Quem vai receber os atrasados do INSS?

Para saber se vai receber as RPVs, os beneficiários podem consultar o resultado da ação por meio do site oficial do TRF que atende sua região. Depois disso, procure pela área “Precatórios/RPV” e clique em “Consultas”. Mas para facilitar, recomenda-se ter em mãos o número do CPF, do requerimento do processo ou até mesmo da ação.
Leia mais: CONFIRMADO: Governo anuncia NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2024
Caso o seu nome esteja entre os contemplados, o TRF abre contas no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal para disponibilizar os valores. Contudo, vale lembrar que, caso o segurado do INSS tenha falecido, os herdeiros também podem acessar a quantia. Mas desde que comprovem o vínculo.
Os atrasados do INSS com nome de RPVs são benefícios que deveriam ter sido pagos pelo Instituto, mas não foram efetuados de forma integral ou tiveram o pedido negado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Benefícios que dão direito as RPVs
Os processos de revisão ou concessão de determinados benefícios do INSS podem resultar no pagamento das RPVs. São eles:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Leia mais: INSS CONFIRMA REVISÃO AUTOMÁTICA DE BENEFÍCIOS – Entenda
Todavia, é importante ressaltar que atrasados do INSS com valores acima de 60 salários mínimos perdem a classificação de RPVs. Esses passam a ser tratados como precatórios e possuem outro sistema de liberação de valor.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!