O salário em dobro INSS será pago. Afinal, a Medida provisória publicada recentemente cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. Portanto, garante esse pagamento a mais.
Hoje em dia, o Instituto Nacional do Seguro Social tem uma fila com centenas de pedidos de análise. O que tem causado diversos transtornos entre o órgão e os segurados que aguardam ansiosamente a liberação do benefício.
Uma das falas do presidente Lula é sobre o seu desejo de zerar a fila do INSS. Atualmente, são 1,8 milhões de pedidos estão à espera de análise. Mas, depois de uma pressão, o Ministério da Previdência Social publicou uma Medida Provisória que institui, entre outras coisas, o salário em dobro INSS. Entenda melhor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Salário em dobro INSS; entenda

Até o presente momento, os servidores do INSS podem analisar no máximo seis processos por dia. Mas com o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social, esse número aumentou para 15. Todavia, os servidores terão que fazer hora extra e receberão um bônus mensal que pode quase dobrar o salário deles.
Leia mais: Aumento de 10,68% no Salário Mínimo e seus Impactos nos Aposentados do INSS
Vale ressaltar que esse tipo de bônus foi utilizado no Instituto Nacional do Seguro Social em 2019. Mas, em 2023 devem ser gastos R$ 129 milhões para o pagamento dos adicionais.
De acordo com Alessandro Stefanutto, 45 dias é o tempo legal para o atendimento ao cidadão. No início do mês de julho o Ministério da Previdência Social lançou o Portal da Transparência Previdenciária, portanto, pode-se acompanhar o andamento da fila do INSS.
Confira os processos em aberto
De acordo com o Portal da Transparência Previdenciária, que permite o acompanhamento do progresso da fila do INSS. De acordo com os números, os pedidos em aberto são:
Leia mais: Recebimento do 13º Salário para Beneficiários do BPC em 2023: Possibilidade e Requisitos
- 24% aguardam de 45 a 90 dias;
- 27% esperam de três a seis meses;
- 11% estão pendentes de seis meses a um ano;
- 2% têm mais de um ano de espera.
Modernizando para solucionar o problema
A situação do INSS foi descrita como “inaceitável” pelo atual presidente do órgão. Ele enfatiza a urgência de tomar medidas imediatas para resolver o problema da fila de análise. Todavia, uma delas, de forma ágil, foi o salário em dobro INSS.
Leia mais: Novo Projeto tem APROVAÇÃO para AUMENTO de 5% no valor das APOSENTADORIAS – Entenda quem recebe
Além disso, o reforço da automatização é uma das ações. Hoje em dia, mais de 30% dos benefícios são processados de maneira automática. Portanto, a meta é aprimorar o sistema para aumentar essa proporção. Dessa forma, os servidores se concentram em análises de processos mais complexos.
Outra ação é a admissão de novos funcionários públicos, aguardando aprovação do Palácio do Planalto. Portanto, o concurso realizado anteriormente aprovou três mil candidatos, mas mil já foram incorporados ao INSS. Todavia, os demais estão em lista de espera.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!