Na segunda feira, dia 23 de maio a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou ao fim! Durou dois meses e teve o fim anunciado após uma reunião entre o ministro do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Carlos Oliveira, e a Associação Nacional dos Médicos Profissionais.
Segundo o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), a lista de espera chegou a 1.094.210 pessoas em todo o Brasil! Os mesmos disseram que irão repor os dias parados para agilizar os processos e a concessão de benefícios. O equilíbrio será feito conforme plano de trabalho a ser construído nos próximos dias.
Durante os 52 dias da greve muitos atendimentos aos então segurados do INSS não aconteceram. Pessoas precisaram recorrer a medidas especiais para resolver seus problemas. Mas então pelo menos tiveram acesso a meios online de consulta. Porém alguns segurados tiveram até seus benefícios suspensos. Isso porque falharam em atender nos eventos como a prova de vida, que garante o benefício.
As filas para perícias médicas e outros atendimentos também subiram muito, uma vez que os de março e abril ainda estão devidos, e devem ser feitos com atraso! De acordo com o INSS todos os segurados que não foram atendidos em razão das paralisações devem reagendar os serviços conforme passo a passo abaixo! Entenda também quais motivos levaram à greve para ficar informado!
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Por que houve greve do INSS?
A Federação Nacional dos Servidores (Fenaps) que mobilizou a categoria a iniciar a greve. Assim, as reinvidicações principais das duas classes seguem as mesmas: melhores condições de trabalho, concurso público para repor quadro e reajuste salarial referente à inflação! Além disso, há outras pautas por parte dos servidores, como:
- Salário recomposto segundo data base;
- Reajuste dos auxílios alimentação, creche e saúde;
- Reestruturar a carreira típica de estado para o seguro social;
- Nível superior para ingresso ao cargo de técnico do Seguro Social;
- Discussão nova dos processos de trabalho;
- Fim dos adicionais de meta para o tele trabalho;
- Auxílio tele trabalho para o uso de internet, energia, mobiliário e outros;
- Jornada de 30 horas semanais para o atendimento de qualidade para a população;
- Fim da terceirização do INSS;
- Concurso público;
- Derrubada do veto de R$1 bilhão do orçamento do INSS;
- Não fechar as Agências do INSS;
- Defesa do direito ao atendimento presencial ao cidadão nas unidades do órgão.
Após a greve, eles conseguiram como resultado:
- Número máximo de 12 atendimentos presenciais como meta diária;
- Salário recomposto relativa às perdas causadas pela inflação de 2019 a 2022;
- Concessão automática da pontuação referente aos segurados “faltosos”;
- Respeito a agendar de forma continua e consecutiva, sem espaços vazios;
- Distribuição igual de agendamentos entre os Peritos Médicos Federais de ambos os turnos;
- Direito pleno de gozar feriados, pontos facultativos e recessos sem estar atrelado ao agendamento do INSS;
- Não punir os servidores que aderiram à greve;
Então com a greve encerrada, os órgãos competentes recomendam reagendar as perícias!
Como reagendar as perícias médicas?
Assim, se você tem alguma dúvida sobre como fazer remarcar as perícias continue lendo! Então pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’. Está disponível para Android e iOS. Assim, veja passo a passo.
- Acesse o aplicativo ‘Meu INSS’ ou meu.inss.gov.br;
- Digite seu CPF e senha;
- Clique em “serviço”;
- Na aba “Benefícios”, clique em auxílio doença;
- Clique em “Perícias” e depois em “Remarcar perícias”;
- Digite o número do seu documento;
- Prontinho! Escolha a nova data.
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Quais são os documentos necessários para perícia?
Então na data prevista, o segurado deverá apresentar os seguintes documentos básicos:
- Documento oficial com foto;
- Carteira de trabalho ou carnês de contribuição ou qualquer documento que comprove que o INSS foi pago. Somente se a condição de segurado não puder ser vista no CNIS;
- Atestado ou relatório médico que comprove doença, tratamento indicado, tempo estimado de afastamento e motivos de invalidez. Deve conter também: identificação do paciente, CID, data, assinatura, carimbo e CRM do médico;
- número do CPF;
- Número de identificação do funcionário (PIS/PASEP);
- Exame médico que comprove a doença do segurado;
- O requerimento é carimbado e assinado por sua empresa. Tem de estar notificado o último dia de trabalho.
Mesmo se reagendar o INSS anunciou que iria considerar a data original, fixada como data de aplicação, a fim de evitar perdas de dinheiro dos segurados. Assim, se tiver dúvida os segurados podem ligar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
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