Você sabia que um grupo de beneficiários do INSS podem receber um aumento de 25 por cento na sua aposentadoria. Valor pode ser até para quem ganha o teto salarial do INSS. Confira agora como solicitar e quem tem direito.
O aumento de 25 por cento na aposentadoria é voltado para quem recebe o benefício por invalidez. Contudo, não são todos os beneficiários de aposentadoria por invalidez que têm direito a receber os valores. Um grupo mais seleto poderá fazer a solicitação do valor.
Quem tem direito ao aumento de 25 por cento na aposentadoria?
Os aposentados por invalidez que precisam de acompanhamento ou ajuda de terceiros para executarem as suas atividades diárias, poderão solicitar o aumento e 25 por cento na aposentadoria. Ou seja, o valor a mais serve como um extra para o pagamento de profissionais que vão auxiliar essas pessoas. No entanto, essa necessidade e ajuda precisa ser comprovada.
O INSS estabelece um teto, ou seja, é um valor máximo que os beneficiários podem receber. Contudo, se esse cidadão tem direito ao adicional de 25%, o valor depositado mensalmente a ele pode passar do teto. Mas, são algumas doenças listadas que dão direito a esse valor a mais. Confira:
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Que doenças dão direito ao aumento de salário INSS?
- Alteração das faculdades mentais com grave desordem da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Doença que exija acamação permanente;
- Incapacidade permanente para as atividades básicas diárias;
- Paralisia dos membros superiores ou inferiores;
- Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, mesmo quando a prótese for possível;
- Perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
Como solicitar o aumento de 25 por cento na aposentadoria por invalidez?
A solicitação de aumento de 25 por cento na aposentadoria por invalidez pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS e, até, pelo telefone do INSS, número 135.
- Faça login na plataforma “Meu INSS” com seu CPF e senha;
- Na parte superior, digite o nome do serviço: Solicitação de Acréscimo de 25%;
- Na lista, selecione o seu benefício por incapacidade permanente, em seguida leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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Documentos:
- Número do CPF do titular do benefício;
- Se for procurador ou representante legal do beneficiário deve apresentar também:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
O INSS dá o prazo de 45 dias corridos para concluir a análise. Para acompanhar, clique em “consultar pedidos”, encontre seu processo na lista e clique em “detalhar”.
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