Dentre os cotados para assumir o Ministério da Fazenda em 2023 está o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad!
Atualmente Haddad é a aposta mais forte do governo petista, mas como seria um ministério da fazenda comandado por Fernando Haddad? Veja aqui o que pensam banqueiros e sócios de gestoras de ativos sobre Haddad à frente da pasta!
Banqueiros receosos quanto à Haddad na Fazenda
Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, é um dos nomes mais cotados para assumir o Ministério da Fazenda no governo Lula. Todavia o novo cargo de Haddad pode ser visto com relutância por membros do mercado financeiro e a famosa Faria Lima.
De acordo com diversos banqueiros entrevistas pela coluna Veja, espera-se que Haddad acabe sendo capaz de conduzir um novo plano que permite aos bancos públicos e à Petrobrás um foco em novas concessões.
Leia mais: Dezembro terá pagamento em dobro do Auxílio Gás!
Todavia esses mesmos banqueiros também temem que Haddad na Fazenda resulte em em interferência em demasia no BNDES e na Caixa Econômica Federal, que poderiam ser usados para fechar as contas do Governo. Há também preocupação do mercado financeiro que o governo Lula interfira em valores da Gasolina, Diesel e ainda mais interferência à estatal.
Foi citado, como por exemplo, a política de preço do governo Dilma, que supostamente custou 100 bilhões aos cofres públicos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Ministério da Fazenda define Concessões Governamentais
Um dos pontos a serem definidos pelo Ministério da Fazenda em 2023, sobre a possível liderança de Haddad, são as concessões governamentais, que chamam muita atenção do mercado financeiro. Dessa forma há a preocupação de que a equipe econômica manterá o atual ”modelo do Tarcísio Freitas”, supostamente superior, ou retornar ao modelo ”falido” de Dilma.
Leia mais: Vagas de Emprego Banco Inter: Veja como se candidatar.
Ainda segundo essa mesma elite dos investimentos, um modelo que opere ”sem participação da Infraero, sem BNDES para fechar a conta” seria superior. Isso pois poderia ”dar condições ao mercado, com foco na qualidade do serviço, não na outorga, preço ou sociedade com governo”.
Resumidamente, banqueiros e investidores esperam que o Governo Lula, apesar de ter sido eleito com um discurso mais à esquerda, mantenha-se liberal no ministério da fazenda, mesmo com Haddad, que ainda não está confirmado na Fazenda.
Veja também: Lula pode não assumir a presidência!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Novo salário libera nova margem para aposentados!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!