A aplicação de golpe em idosos cresce a cada dia e, por isso, se torna indispensável saber como se prevenir. Confira dicas de prevenção aqui:
Diariamente idosos acabam sendo vítimas de golpes, entre alguns destes existe o “Golpe da Portabilidade Falsa” ou “Golpe do Empréstimo Consignado”. Por meio dessa ação criminosa, se oferece um contrato de empréstimo consignado para outro, disponibilizando condições atraentes e favoráveis.
Nesse sentido, o alvo principal dos criminosos são os idosos, servidores públicos ativos ou aposentados e beneficiários do INSS. Pelo fato da facilidade que possuem em fazer contratação de empréstimos com desconto direto em folha.
Conforme informou o Serasa Experian, no ano de 2021, as tentativas de golpes aplicados contra os brasileiros, ocorria a cada 8 segundos. Totalizando 1,9 milhões de ataques nos seis primeiros meses do ano, representando um aumento de 15,6% como tentativa de fraudes financeiras.
Se você chegou até aqui, continue fazendo sua leitura, e confira mais informações sobre o golpe em idosos e saiba como se prevenir.
O que é o golpe da portabilidade falsa?
Por meio do golpe da portabilidade falsa, os criminosos, fazem a oferta de um empréstimo consignado mais vantajoso do que aqueles que você possui ativos. Então, usam meios para influenciar os idosos a fazer o processo de troca.
Leia em seguida: Está Com Dívidas? Governo Lula Vai Lançar Programa Para Renegociar Dívidas
O golpe é aplicado em idosos por meio de um falso atendente que realiza a oferta de transferência de dívidas, havendo redução do valor das parcelas e da taxa de juros. Conforme informado pelo Procon-Goiás, outro meio de captar clientes, consiste na oferta de lucro imediato de 10% recaindo sobre o valor depositado.
Como funciona o golpe da portabilidade falsa?
Todavia, o criminoso entra em contato com a pessoa se passando por funcionário de uma instituição financeira. Assim, oferecem um contrato com a promessa de realização da portabilidade de um empréstimo consignado que eles tenham ativo, com mais vantagens e redução de juros, por exemplo.
Leia em seguida: Reajuste De Salário Mínimo E Volta De Programas Sociais: Os Planos De Lula Para 2023
Ao contatar o beneficiário, o criminoso já tem em mãos dados pessoais e sigilosos do mesmo, o que permite conquistar a confiança da vítima. E, assim, consigam concretizar o golpe da portabilidade falsa.
Como os golpistas agem?
Os idosos recebem a informação que para conseguirem fazer a operação, precisam fazer outro contrato para pagamento da dívida anterior, que será portada ou para poder ocorrer a redução dos juros. Desse modo, concordando com a portabilidade, recebem o dinheiro que se negociou em conta.
Leia em seguida: Venceu Ação Contra O INSS? Você Pode Ter Uma Bolada Para Receber; Saiba Mais
Posteriormente, os criminosos procuram as vítimas novamente, e solicitam que faça a transferência, como um “estorno” dos valores que receberam, para outra conta bancária com vinculação ao CNPJ da empresa que está cometendo a fraude.
Leia em seguida: FGTS Libera Saque De Até R$ 1 Mil; Consulte O Prazo Para O Saque
A justificativa que utilizam para os clientes é o método para poder haver a conclusão da portabilidade da dívida. Então, a vítima, realizando a transferência do valor, autoriza a contratação de um novo empréstimo consignado e não verá mais o dinheiro.
Leia em seguida: INSS Vai Pagar ABONO EXTRA Em Novembro Para 5 Grupos; Veja Quem Recebe
Desse modo, com a aplicação desse golpe em idosos, ele não terá apenas um empréstimo para fazer o pagamento, mas sim, dois.
Dicas para evitar cair no golpe
Confira, em seguida, dicas que os idosos podem aderir para evitar cair em golpe. Veja:
- Desconfie se alguém entrar em contato fazendo a oferta;
- Pesquise sobre a empresa;
- Desconfie de ofertas incríveis;
- Nunca pague nada antecipado;
Leia em seguida: Qual A Expectativa Do Mercado Financeiro Após Eleição Do Lula Para Presidente? Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!