A partir do dia 21 de maio o INSS vai liberar o extrato de pagamento de maio. Por meio desse documento os cidadãos poderão consultar o quanto receberão nesse mês. Diferente dos aposentados e pensionistas, quem recebe o BPC, auxílio por incapacidade ou salário maternidade, terá queda de rendimento.
Queda de Salário nos Benefícios do INSS
Enquanto aposentados e pensionistas terão um aumento de pelo menos 50% nos seus salários, os recebedores do BPC, salário Maternidade e outros, não terão essa mesma oportunidade. Isso porque, nesse mês de maio será paga a primeira parcela do 13° salário do INSS. Essa antecipação deve beneficiar pouco mais de 30 milhões de pessoas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O pagamento é dividido em duas parcelas e já sofreu mudanças no seu calendário, permitindo o adiantamento em 2020, 2021 e 2022.
Agora, o Governo Lula segue as mesmas regras e manteve o abono antecipado. A quantia paga de forma proporcional aos meses que o segurado está recebendo benefício previdenciário e prevê um rendimento maior para esse público.
No entanto, existem regras específicas para o BPC que é um pagamento social e não previdenciário. E para os auxílios pagos de forma temporária, como o auxílio-doença ou acidente, além do salário maternidade e auxílio-reclusão.
Leia mais: IR 2023: Descubra em que lote irá receber a restituição
Cálculo do 13º salário do Auxílio-doença, acidente e salário maternidade
Os benefícios pagos por incapacidade física ou mental, como, por exemplo, auxílio-doença e acidente são diferentes do BPC. Por mais que possam atingir o mesmo público, o BPC é disponibilizado para pessoas de baixa renda e de forma permanente. Enquanto esses auxílios são pagos de maneira temporária, até que o cidadão se recupere e volte ao mercado de trabalho.
O salário maternidade, por sua vez, é liberado no período de 120 dias e incluí além das mulheres que acabaram de dar à luz, aquelas que sofreram aborto espontâneo ou adotaram crianças de até 8 anos.
Leia em seguida: Urgente: Governo Anuncia Reajuste Para Todos; Veja A Novidade
Para esses dois casos é necessário considerar que o pagamento será realizado de forma proporcional aos meses que estão recebendo o respectivo auxílio previdenciário.
As regras dizem que:
- O INSS paga o 13º com base nos meses que o cidadão está recebendo o benefício;
- A empresa arca com o 13º com base nos meses em que o trabalhador atuou sem estar recebendo recursos do INSS.
O cálculo do 13º salário inclui a soma de todos os rendimentos previdenciários, e a divisão do resultado pelo número de meses recebendo o benefício.
Leia em seguida: Gastos Com PETS Podem Deduzidos No Imposto De Renda? Confira
Como faço para saber o valor do 13° salário INSS?

A consulta pode ser realizada pelo aplicativo do MEU INSS, ou pelo site da seguinte forma:
- Acesse o Meu INSS e faça login;
- No menu de serviços, selecione “Extratos”;
- Em seguida selecione “Extrato de pagamentos”;
- Escolha o mês de pagamento e tenha acesso aos dados de liberação.
Leia mais: Cartão INSS 2023: conheça as vantagens e quem pode ter acesso
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!