No dia 31 de maio inicia o pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 e será dividido em cinco lotes de pagamento. Aqueles que entregarem a declaração até o dia 10 de maio poderão entrar já no primeiro lote, de acordo com informações da Receita Federal.
A prioridade no pagamento das restituições é estabelecida por lei, seguindo critérios como idade, deficiência física, mental ou moléstia grave, magistério, entre outros.
No total, serão cinco lotes de restituição, sendo que o último será pago no dia 29 de setembro.
A partir do ano de 2023, pessoas que escolherem por receber a restituição via PIX e aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida terão prioridade no recebimento. É importante lembrar que a única chave PIX que a Receita aceitará para o pagamento da restituição é a formada com o número do CPF.
Restituição do imposto de renda
Para receber a restituição por PIX, o contribuinte deverá informar sua chave PIX na hora de entrar com a declaração.
A Receita afirma que a chave CPF é a única e isso aumenta a segurança do contribuinte. A opção de receber a restituição por PIX é uma das principais novidades do Imposto de Renda 2023.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Os idosos acima de 80 anos, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério possuem prioridade em receber em primeiro lugar as restituições.
Essas prioridades estão previstas em lei e seguem uma ordem de data de entrega das declarações.
Leia mais: INSS: Decisão afeta bolso dos segurados; Confira
Para ter acesso e acompanhar o pagamento das restituições, é possível verificar a página da Receita Federal na internet. Além disso, é importante que os contribuintes fiquem atentos às datas de pagamento de cada lote, para não perder o prazo de saque e evitar problemas com o recebimento das restituições.
Data de pagamento da restituição do imposto de renda
Leia mais: PAGAMENTO LIBERADO: Saque mais de R$6mil; Veja quem tem direito
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!