A gratificação natalina, subsídio de natal ou décimo terceiro, instituído em 1962 pelo presidente João Goulart. Esse salário extra se trata de um pagamento para os trabalhadores em regime CLT em duas parcelas.
O INSS, que segue os parâmetros do salário nacional, também realiza o pagamento aos seus beneficiários. Entenda como funciona e quais as datas para 2023 para o recebimento deste benefício.
Leia em seguida: Salários do INSS terão novo aumento; Confira novos valores
Entenda melhor 13º salário do INSS
Com o salário-mínimo tendo seu segundo reajuste de 2023 em maio. Já confirmado pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, passando de R$ 1.302 para R$ 1.360.
O salário do INSS segue o movimento. Já que o ajuste serve para superar a inflação vigente e dar maior poder de compra para o brasileiro. Assim, todos os ajustes feitos no salário CLT, são automaticamente reajustados também no INSS.
Vale lembrar que é preciso estar regularizado no sistema do INSS, com a Prova de Vida regular e demais documentos também regulares.
Leia em seguida: 13º salário do INSS será antecipado em 2023? Veja mais informações
Saiba quem tem direito ao 13º salário do INSS
Primeiramente, os beneficiários do INSS que recebem auxílio por:
- Aposentados.
- Pensionistas.
- Incapacidade temporária.
- Auxílio-acidente.
- Aposentadoria.
- Salário-maternidade.
- Pensão por morte.
- Auxílio-reclusão.
Por sua vez, não têm direito ao décimo terceiro INSS:
– BPC (Benefício de Prestação Continuada).
– Auxílio-Brasil/Bolsa Família.
Leia em seguida: Dependentes químicos poderão ter acesso a pagamentos do INSS? Saiba mais
Em resumo, entenda o calendário
Antes de mais nada, confira abaixo a data do recebimento combinado com o dígito final do NIS e se programe financeiramente com este abono. Seja para contas pontuais ou projetos maiores, o 13º pode ser uma grande ajuda no final de ano.
Acessando sua conta na plataforma do INSS, o “MeuINSS”, bem como, olhando em seu cartão de saque, localize seu NIS (Número de Identificação Social). E procure pelo último dígito.
É o último dígito à direita.
Leia em seguida: Como entrar com recurso contra decisões do INSS? Saiba mais
Para mais informações oficiais, acesse o portal do INSS ou do Governo, “MeuINSS” ou “gov.br/” aplicativo ou site. Disponível para ANDROID ou IOS. Em caso de necessidade de buscar seus direitos junto à Justiça, busque sempre advogados especializados para que eles possam te orientar da melhor maneira na garantia de seus direitos junto ao INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.
