INSS: 13º salário foi cancelado? Entenda 3 situações que não vão liberar o abono
Os segurados INSS tiveram a boa notícia da antecipação do 13º salário esse ano. Inclusive, o calendário com as datas de pagamento já saiu. Mas, muitos segurados terão a triste notícia do não recebimento. Veja as situações em que o 13º não será pago.
Leia mais: Antecipação do 13º salário pode liberar o 14º salário? Descubra agora
O 13º salário do INSS teve antecipação através de um Decreto do Governo Federal que teve lançamento no dia 17 de março, em evento. A notícia pegou a todos de surpresa, pois não havia expectativa de que esse abono fosse pago antes em 2022.
A notícia ruim é que, em muitos casos, os segurados INSS terão uma triste surpresa na conta. Acontece que existem situações em que o 13º salário não será pago. Confira mais informações:
Leia mais: Aposentados recebem triste notícia; Presidente comentou
Calendário de pagamentos 13º salário
O pagamento do 13º salário INSS inicia nesse mês ainda e deve se estender até o mês de junho. Os segurados recebem a parcela do benefício mais 50% do valor do benefício em duas parcelas. A última parcela do abono recebe um desconto de Imposto de Renda.

Apesar de o Governo Federal ter decidido fazer a antecipação do 13º salário do INSS, existem alguns casos em que os segurados não recebem. Abaixo, você confere as situações em que não há o pagamento:
3 situações em que o abono não será pago
Infelizmente, existem segurados INSS que não têm o direito de receber o 13º salário. Então, vamos falar sobre essas situações, para que os beneficiários não sejam pegos de surpresa:
1- Benefício de Prestação Continuada
Aqueles que recebem Benefício de Prestação Continuada não têm direito ao 13º salário INSS. Mas, isso não é de agora. Esses beneficiários nunca receberam tal abono. Portanto, não terão depósito de nenhum valor extra na sua conta.
2- Segurados que começaram a receber o benefício em maio
Apesar de o Governo Federal ter antecipado o 13º salário para esse mês, alguns segurados não recebem. Esses segurados são aqueles que começam a receber a partir de maio de 2022.
Dessa forma, os segurados que começam a receber a partir desse mês, terão o pagamento em parcela única no mês de novembro. O calendário também está disponível, seguindo a ordem de pagamentos normalmente, como era antes da antecipação. Veja:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

3- Quem fez adiantamento no banco
Os segurados INSS que retiraram antecipação diretamente com o banco onde recebem, não terão o pagamento do 13º salário. O motivo, é que agora, quando receberem o abono do INSS, terão que utilizar para fazer o pagamento do valor que adiantaram.
Para quem não sabe, adiantar o 13º salário direto com o banco, é como se fosse um empréstimo. Ou seja, agora que o INSS liberou o pagamento, esses segurados precisam pagar o adiantamento que retiraram, com acréscimo de juros.
Muitos recorreram a isso, pois não havia a expectativa de que iria haver a antecipação. Assim, acabarão ficando de fora do recebimento agora, já que precisam quitar o empréstimo junto ao banco.
Então, se você é segurado INSS e passa por alguma dessas situações descritas, terá a surpresa do não pagamento do 13º salário do INSS agora. Além disso, se ganha BPC, não receberá em nenhum momento, devido a não possuir o direito.
Leia mais: INSS vai pagar mais de R$6000 para você: Consulte seu nome
Se você gostou das informações sobre 13º salário, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: