O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizou, pela primeira vez, a concessão de uma pensão por morte de forma automática. A medida representa um avanço significativo na agilidade dos processos e análises de tais requerimentos. Continue lendo para entender todos os detalhes desse caso inédito no Brasil.
Um segurado residente na cidade do Rio de Janeiro teve sua solicitação de pensão por morte atendida automaticamente pelo INSS. Essa automação, inédita no país, permite acelerar significativamente o processo de análise dos benefícios, especialmente em casos de pensão por morte, que representam a terceira maior fila de requerimentos no INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é a pensão por morte urbana?
A pensão por morte urbana tem como objetivo ajudar os dependentes de segurados do INSS que vivem em áreas urbanas. Para ter acesso ao benefício, é necessário, primeiramente, fazer a solicitação por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Leia mais: RIQUEZA OCULTA: Descubra como consultar e receber R$7 bilhões esquecidos do Banco Central!
A partir daí, o INSS fará a análise das informações do solicitante, cruzando os dados com outras bases de informação a fim de verificar a pertinência e apoiar a decisão de conceder ou não a pensão.
Qual é o impacto da automação?
A automatização das solicitações proporciona maior celeridade na análise dos requerimentos feitos ao INSS, contribuindo para reduzir a fila de espera, que ficava atrás apenas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria por idade.
Leia mais: INSS Surpreende: Nova Margem de Crédito Consignado de + R$1000,00 Além do 13º Salário!
Em abril deste ano, por exemplo, havia um acúmulo de 1,2 milhão de pedidos, dos quais 136 mil eram relacionados à pensão por morte. Vale ressaltar que a fila não inclui os benefícios que demandam perícia, como o auxílio-doença.
Como pedir a pensão por morte no Meu INSS?
Para solicitar a pensão por morte, o primeiro passo é estar cadastrado no Meu INSS, plataforma que oferece acesso a todos os serviços do INSS de forma digital. Em seguida, acesse o site ou aplicativo e clique em “Novo Pedido”.
Leia mais: PAGAMENTO INSS: CALENDÁRIO DE JUNHO – VEJA QUANDO RECEBER SEU BENEFÍCIO!
Na barra de busca, digite “pensão” e selecione a opção correspondente. Basta seguir os passos indicados na tela e fornecer as informações e documentos solicitados pelo sistema, como CPF do segurado falecido e dos dependentes, além de documentos comprobatórios do tempo de contribuição.
Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e selecione a opção “Consultar pedidos”. Localize o processo na lista e clique em “Detalhes” para verificar todas as informações e o status da solicitação.
Dessa forma, os beneficiários podem acompanhar em tempo real o progresso de seus pedidos, garantindo maior transparência e comodidade.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!