A prova de vida INSS passou por algumas mudanças em 2023. Portanto, mesmo que já tenhamos anunciado quais são essas alterações, muitas pessoas ainda têm dúvidas.
Isso porque no período da pandemia a obrigatoriedade dessa ação foi suspensa. Mas esse ano passou a ser obrigatório para todos os beneficiários do INSS. Porém, a responsabilidade agora é do próprio Instituto de comprovar a vida do segurado.
Confira quais são as mudanças da prova de vida INSS para 2023. Boa leitura.
Prova de vida INSS agora é digital

Os beneficiários do Instituto que fazem aniversário em outubro e estão em dia com o TRE, por exemplo, podem ficar tranquilos quanto à prova de vida INSS. Afinal, atualmente a confirmação é feita por meio do cruzamento de dados entre as bases de informação do governo e do INSS.
Leia mais: ACABA DE SAIR: Existe Possibilidade do 14º Salário para Aposentados em 2023? Confira a Verdade!
Portanto, é uma grande vantagem realizar a prova de vida digitalmente, pois o beneficiário não precisa sair de casa. Sendo assim, evita longas e estressantes filas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Benefícios de realizar o procedimento corretamente
Há inúmeros motivos para realizar a prova de vida INSS. Confira abaixo alguns deles:
- Evitar a suspensão do pagamento;
- Vetos para uso de empréstimos consignados;
- Risco de exclusão do programa;
- Problemas com a Previdência Social.
Leia mais: IMPACTANTE: Corte no Benefício do INSS: Entenda Como Aposentados Serão Afetados! – Consulte Aqui
Sendo assim, é necessário que as solicitações sejam respeitadas e seguidas à risca pelo aposentado e pensionista do INSS. Mas lembramos que o segurado só será contatado se o Instituto não conseguir fazer o cruzamento de dados e comprovar a vida do beneficiário.
Como fazer a prova de vida?
De acordo com a Previdência Social, a orientação é de que os aposentados e pensionistas que desejam fazer a prova de vida INSS não compareçam até as agências. Afinal, em 2023, ela passou a ser de responsabilidade do próprio Instituto, deixando o procedimento mais fácil e totalmente digital.
Somente em caso de convocação que o segurado deve comparecer a uma agência. Portanto, basta comparecer até o banco em que o saque do seu salário previdenciário é feito para fazer a comprovação de vida. Todavia, o processo pode ser feito por meio da apresentação de um documento com foto, com o cadastro da biometria ou seguindo as políticas internas do banco.
Leia Mais: Governo ANUNCIA novas regras para o SAQUE ANIVERSÁRIO DO FGTS – Veja como vai funcionar
Mas nos canais online da Previdência Social, o processo pode ser feito da seguinte forma:
- Site do Meu INSS;
- Aplicativo do Meu INSS;
- Telefone 135 – Central de Atendimento do INSS.
Lembramos que o procedimento é anual e obrigatório. Passam pela prova de vida INSS os beneficiários que fazem aniversário em outubro.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!