O BPC Loas é aguardado ansiosamente por milhões de pessoas. Afinal, a fila de espera chega a 1,7 milhões de requerimentos no INSS. Portanto, haverá um mutirão para fazer análises dos pedidos de quem solicita o pagamento deste benefício.
Cabe ao INSS fazer a verificação dos documentos e a perícia médica das pessoas com deficiência. A análise médica é para provar se o cidadão tem direito de receber a ajuda financeira todos os meses devido a alguma deficiência. Afinal, é necessário que o perito entenda que a condição apresentada pelo solicitante o impede de atuar na sociedade e conseguir um emprego no mercado de trabalho.
Veja mais sobre esse mutirão para liberar o BPC Loas a milhões de pessoas. Boa leitura.
Como participar do mutirão?
Quem está com um pedido do BPC Loas pendente pode participar do mutirão do INSS. Atualmente, o tempo de resposta para esse benefício chega a 180 dias. No entanto, o governo busca reduzir esse prazo para até 45 dias, acreditando que até o fim deste ano conseguirá alcançar a meta.
Leia mais: Proteja-se do Golpe Desenrola Brasil: Entenda e Evite Fraudes Financeiras!
O agendamento para análise do benefício é feito via telefone. Veja o passo a passo:
- Ligue para a Central de Atendimento número 135;
- Escolha a opção “Agendamento”;
- E siga as próximas instruções.
O atendimento via telefone funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é o BPC Loas?

O BPC, também conhecido como o Benefício de Prestação Continuada, é uma assistência do Governo Federal há pessoas que são inscritas no Cadastro Único por meio da Lei Orgânica da Assistência Social LOAS.
Leia mais: INSS convoca Aposentados e Pensionistas para Tirar Novo Documento – Não Perca!
Mas para receber o valor, é necessário cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo órgão. Esse benefício iniciou os pagamentos nos anos 90 e disponibiliza um salário mínimo para as pessoas que estão aptas a recebê-lo.
Segundo dados do INSS, mais de quatro milhões de pessoas receberam o benefício. Todavia, o principal requisito para ser incluído no BPC Loas está na condição de vulnerabilidade social. Vale lembrar que para ter direito ao BPC 2023 não é necessário nenhum tipo de contribuição com a Previdência Social.
Quem tem direito?
As pessoas que têm direito ao benefício são idosos e pessoas com deficiência. Contudo, o BPC é diferente da aposentadoria.
A aposentadoria é paga às pessoas que têm direito ao valor por ser contribuinte do INSS e por serem segurados do órgão. Mas o BPC Loas 2023 é uma ajuda aos contribuintes em situação de vulnerabilidade econômica e em condição de risco.
Para ter direito ao BPC Loas é necessário:
- Idoso com mais de 65 anos;
- Pessoa com deficiência e mobilidade;
- Comprovar Residência no Brasil.
Leia mais: Fique por dentro: INSS anuncia mudanças na PROVA DE VIDA – O que os beneficiários devem saber?
Além disso, é necessário que a renda seja equivalente a um quarto do salário mínimo por pessoa. Porém, as pessoas deficientes que receberem o benefício precisam comprovar a situação por meio de perícia médica. Vale lembrar que é necessário também que os beneficiários sejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!