Aprenda o método rápido e fácil para bloquear ou desbloquear seu benefício do INSS para empréstimo consignado. Saiba mais:
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), oferece para os aposentados e pensionistas um determinado serviço para que realizem o bloqueio e desbloqueio de seus benefícios previdenciários para contratação de empréstimos consignados.
De acordo com a Autarquia, a solicitação pode ser por meio da internet, dispensando que os aposentados e pensionistas se desloquem até uma Agência do INSS.
Quem pode utilizar esse serviço?
O pedido de bloqueio ou desbloqueio para empréstimo consignado, pode ser feito pelo titular do benefício do INSS. Ou então, através do seu representante legal mas se torna necessário ter o termo de representação legal.
Vale destacar que, o procuradores de benefícios do INSS tem um impedimento. Sendo assim, eles não possuem permissão para fazer a contratação de empréstimo consignado.
Como fazer o pedido de bloqueio ou desbloqueio para empréstimo?
Veja a seguir, o passo a passo que preparamos para lhe ajudar:
1.° – Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
2.° – Localize a opção “Novo pedido”. Em seguida, clique nela;
3.° Na barra pesquisar busque pelo serviço “Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo”;
4.° Na lista que aparecer clique no serviço que deseja realizar;
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
5.° – Após, leia o solicitado e siga as instruções.
Documentação necessária:
Para fazer o bloqueio ou desbloqueio do seu benefício previdenciário para empréstimo, você vai precisar de:
- Número do CPF em todas as situações, além disso, documento de identificação pessoal com foto;
- No caso de solicitação feita por procurador ou representante legal, é necessário ter em mãos a procuração ou termo de representação legal. Ou seja, curatela, termo de guarda ou tutela, para apresentar ao servidor do INSS.
Nesse sentido, depois de realizar o pedido de bloqueio ou desbloqueio para empréstimo, o beneficiário deve esperar 30 dias, para efetivação do serviço de acordo com informações do INSS. Então, para acompanhar sua solicitação, siga o seguinte passo a passo:
1.° Entre na página Meu INSS;
2.° Clique em “Consultar Pedidos”;
3.° Selecione seu pedido;
4.° Em seguida, clique na opção “Detalhar”.
Efetivado o bloqueio ou desbloqueio para empréstimo, uma notificação é encaminhada para confirmar a realização do serviço. Desse modo, cabe ressaltar que essa opção se trata de uma trava de segurança. O intuito é evitar a aplicação de fraudes que possam prejudicar os segurados do INSS.
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica bônus: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias: Clique aqui, se inscreva e assista.