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empréstimos

Empréstimos Consignados do INSS.

INSS: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS – Veja AGORA

Por Milena Silva
19/01/2022
Em Aposentado, Dinheiro, Empréstimo, Financeiro, INSS, Pensionista, Prorrogação de Dívidas
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INSS: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS – Veja AGORA

Os empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sempre foi alvo de reclamações. Contudo, com o aumento das contratações devido à pandemia da Covid-19, isso se intensificou, pelo fato que houve um salto no número de empréstimos ativos que não foram solicitados pelos segurados.

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A categoria dos empréstimos consignados, não abrange somente aposentados e pensionistas, é disponibilizado também para servidores públicos, sendo ambos o público alvo, de quadrilhas especializadas, bancos, empresas financeiras, por terem sua renda mensal garantida e o pagamento ser descontado diretamente em folha.

Contudo, o problema que está ensejando diversas reclamações, é diante a constatação por parte do segurado, que seu benefício está sofrendo descontos mensais, muitas vezes são valores extremamente altos, que comprometem basicamente boa parte da sua renda mensal, sem sua autorização e assinatura que comprove a contratação, que poderá ser uma fraude, ou instituições financeiras e empresas agindo de má-fé.

Assim, conforme estabelece o Código do Consumidor Brasileiro, debitar valores de empréstimos sem o consentimento prévio do cliente, fere diretamente seus direitos como consumidor. Desse modo, poderá ele, ingressar com uma ação judicial, solicitando o estorno dos valores ou o pagamento em dobro do valor que já foi descontado.

Leia mais: INSS: 1ª e 2ª Parcela do 13° Salário Divulgadas – Saiba Mais

Como prosseguir no caso de cobranças não solicitadas?

Caso o cidadão, tenha sido alvo de um agir de má-fé por parte de empresas, poderá seguir o passo a passo abaixo, para reaver a situação:

-> Deverá primeiramente, entrar em contato com o banco responsável pela liberação, solicitando o estorno dos valores que foram cobrados indevidamente;

-> Se o cidadão, formalizar a reclamação perante o banco responsável, e o seu pedido for ser negado, o que acontece na maioria das vezes, precisará buscar seus direitos quanto consumidor.

-> Assim, a pessoa deverá procurar o Procon do seu município e apresentar a sua situação, para que seja possível regularizar a situação.

Vale lembrar, que o Procon, é o órgão responsável, por realizar a proteção e a defesa dos consumidores brasileiros, mediando conflitos que possam vir a existir entre clientes e fornecedores de produtos e serviços.

Leia mais: CONFIRA: INSS suspende revisão de benefício por incapacidade

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