O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sempre que possível faz um pente-fino em todos os aposentados e pensionistas cadastrados na previdência. Isto porque, é necessário verificar se existem beneficiários que não se enquadram mais nas regras do benefício que estão recebendo.
Dessa forma, o pente-fino do INSS tem o objetivo de excluir dos quadros de beneficiários aqueles que estão recebendo do instituto de forma errônea. Sendo assim, é possível diminuir os gastos públicos.
Portanto, o INSS começou a triagem em novembro, o que poderá afetar muitos de seus beneficiários. Sendo assim, entenda como não deixar de receber seu benefício da previdência.
O pode acontecer para perder meu benefício?
É necessário que os beneficiários mantenham seus cadastros atualizados. Desse modo, o instituto enviará mensagem para os beneficiários que estão com cadastro irregular ou que precisem fazer alguma atualização por meio do aplicativo ou pelo site MEU INSS.
Leia Mais: Saiu comunicado: BANCO CENTRAL LIBERA DINHEIRO ESQUECIDO? Veja como sacar os valores
Dessa forma, o INSS pretende verificar benefícios como auxílio doença, benefício de prestação continuada e aposentadoria por incapacidade permanente.
Desse modo, se o instituto verificar que existe alguma pendencia no cadastro destes beneficiários, notificará os segurados para que eles tenham a oportunidade de regularizar o cadastro.
Sendo que nos casos da aposentadoria por incapacidade pode ser que os beneficiários tenham que se dirigir a uma agencia do INSS para realizar nova perícia médica.
Leia Mais: Surpresa para aposentados do INSS: Folha de pagamento mudou e tem novos valores! Veja
Portanto, o próprio instituto já deve agendar um horário e dia para que o beneficiário faça a nova avaliação. Porém, se o beneficiário recebe aposentadoria por invalidez e o perito verificar que o segurado pode voltar ao mercado de trabalho, o beneficio será cancelado na hora.
Como não cair no pente-fino do INSS?
O beneficiário do INSS deverá se atentar ao seu cadastro junto do instituto. Isto porque, é de suma importância manter todos os seus dados atualizados e não deixar nenhuma informação pendente para que você não seja chamado para complementar tais informações.
Porém, os aposentados por invalidez e auxílio doença, se passaram pela perícia médica há mais de seis meses não tem como evitar a nova pericia medida. Já que o fato de não possuírem uma previsão de alta fará com que o instituo queira realizar nova perícia, para atestar a incapacidade ou a persistência da doença que impede o trabalhador de exercer suas funções.
Desse modo, é necessário que os beneficiários fiquem atentos as notificações enviadas pelo instituto por meio do aplicativo ou pelo site do INSS. Pois, se for marcada pericia não pode deixar de ir. Além de que, o beneficiário também não deve deixar de complementar os dados cadastrais.
Sendo assim, fique atento, pois o pente-fino teve inicio em novembro e só deve ser encerrada em abril de 2023.
E então, gostou do conteúdo ? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os BENEFÍCIOS DOS IDOSOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Fez +60 anos de idade? Saiba como receber 5 benefícios garantidos em lei para os idosos
Confira notícias agora sobre a Margem Social do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.