INSS: conversão de período público!
O momento da solicitação da aposentadoria, é muito aguardado pelos segurados, sendo necessário o preenchimento de algumas exigências para sua devida concessão, em muitos casos, a conversão do período público é uma delas.
Leia mais: Aposentadoria para médicos: CONFIRA!
Nesse sentido, o segurado que tenha recolhimentos como servidor público, poderá aproveitar o período de serviço prestado junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sendo realizada a soma dos dois períodos para a concessão da aposentadoria solicitada.
Vale destacar, que para que haja a conversão, o período de arrecadação como servidor público, e o tempo de contribuição como filiado do Instituto, não pode ter sido realizado ao mesmo tempo., possibilitando também, que o segurado tenha a chance de conseguir mais de uma aposentadoria.
Tempo de contribuição do servidor público:
Para conseguir comprovar o tempo de contribuição, o servidor, deverá fazer a solicitação no órgão público, da chamada Certidão de Tempo de Contribuição, através desse documento, o servidor do INSS, conseguirá analisar todo o tempo exercido como servidor público do segurado.
Com o documento em mãos, o segurado deverá apresentar no Instituto para que seja realizada a conversão do período, pois os trabalhadores da iniciativa pública e privada, contribuem para os dois regimes, Regime Próprio e Regime Geral.
Leia mais: URGENTE: Segurados Pagarão Perícias!
Sendo assim, poderá solicitar a aposentadoria ou cumprir o período solicitado por cada regime, e ter direito a duas aposentadorias.
Certidão de Tempo de Contribuição (CTC):
A Certidão de Tempo de Contribuição, é destinada para os trabalhadores que desejam somar o tempo de arrecadação em regime distinto ao que esteja filiado atualmente, sendo possível, até mesmo o aumento no valor do benefício do segurado.
Utilização do tempo de contribuição ao INSS no serviço público:
O servidor público, poderá utilizar o tempo de contribuição junto ao INSS no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), desse modo, a aposentadoria perante a esfera pública será adiantada, conseguindo então, o segurado ganhar o mesmo período que arrecadou ao Instituto.
Leia mais: INSS: Liberado benefício de R$ 1.100,00 aos segurados!
Se você gostou das informações sobre a conversão do período público, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: