O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) vai pagar o RPV (Requisição de Pequeno Valor) para aposentados e pensionista em 2023. Neste caso, o valor máximo que cada um vai receber será 60 salários mínimos, ou seja, cerca de R$ 78 mil.
Caso tenha um valor maior a receber de RPV, isso será feito por meio de precatório. No entanto, segundo advogados especialistas, isso acontece em um período de um ano e meio a dois anos. Mas, o valor de até 60 salários sairá na data prevista.
Basicamente, o RPV é um dinheiro do INSS que o aposentado e pensionista tinha para receber em um determinado tempo. Mas, com o atraso ou demora do INSS, ficou algum tempo retido e, agora, poderá ser liberado.

Como receber o RPV?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Agora, o aposentado e pensionista que tiver o dinheiro do RPV para receber do governo e da previdência social precisará seguir algumas burocracias. Assim, conseguirá esse valor que poderá fazer muita diferença no dia a dia.
Além disso, também vale lembrar que os pedidos para receber o RPV podem acontecer de duas maneiras. A primeira delas é fazendo pelo próprio INSS, onde o requerimento pedirá o valor diretamente ao órgão.
Veja em seguida: Notícia quente: Aposentados têm 3 pagamentos do INSS em fevereiro; Veja quais são
Outra possibilidade é por via judicial. Neste caso, vai precisar contatar um advogado especialista no assunto e tentar os seus direitos.
Entretanto, quando se entra na Justiça para receber um determinado valor do INSS, a tendência é demorar. Isso independentemente do valor que irá receber.
Depois, quando ganhar e for receber, terá também direito aos juros por conta do tempo de espera. Assim, quando realmente sair o valor, será atualizado e deverá ser maior que o esperado.
Neste caso do RPV, inclusive, o ideal é sempre buscar um advogado especialista, que realmente conheça o assunto. Desta maneira, o seu dinheiro poderá chegar um pouco mais rápido e sem ter que esperar tanto.
Quem deve te avisar?
Agora, quando o resultado favorável do processo sair, quem precisa avisar o aposentado e pensionista é o próprio advogado. Até porque ele tem a procuração para te representara e te defender na Justiça.
Então, assim que o dinheiro entrar, já deverá repassar para o cliente. Enquanto isso, o advogado fica com uma parte do valor, como honorários, que muitas vezes chega aos 30% desse valor.
Veja em seguida: INSS anuncia mudanças no 13º salário em 2023; Entenda
Inclusive, muitos advogados que trabalham nessa área de previdência social, vivem em uma situação financeira muito boa. Afinal de contas, a cada processo ganho, é uma ‘bolada’ que eles vão levar.
Portanto, até por conta disso, os advogados também têm o interesse que o dinheiro saia o mais rápido possível. E os aposentados e pensionistas do INSS também vão ter o direito ao seu RPV ao final do processo, que muitas vezes é arrastado.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!