As mudanças na prova de vida INSS 2023 podem afetar os beneficiários. Afinal, o Instituto sempre está se empenhando para realizar novos meios de comprovação de vida. Todavia, as alterações são para que os segurados não ocupem o seu tempo com o procedimento.
O objetivo, portanto, é integrar os dados biométricos de ações realizadas pelos beneficiários, que ficam registrados nas bases governamentais. Assim, a comprovação será on-line e por cruzamento de dados.
A ideia é anular a obrigação presencial desse procedimento e automatizar a prova de vida INSS. Veja os detalhes.
Prova de Vida INSS 2023

Segundo a Previdência Social, a nova versão da prova de vida INSS será executada a partir do cruzamento de dados armazenados em bancos oficiais do Governo Federal. Portanto, o Instituto Nacional do Seguro Social recorre às informações disponíveis em cada base de informações do governo até que consiga fazer a análise. Alguns exemplos destes dados, são:
Leia mais: INSS aposta em ANTECIPAÇÃO de fila para agilizar concessão de aposentadorias – Saiba mais!
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial nas agências do INSS, ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- Perícia médica por telemedicina ou presencial e no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Atualizações no Cadastro Único, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo;
- Votação nas eleições;
- Emissão/renovação de documentos como passaporte, carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novas regras
Para 2023, o INSS implementou algumas mudanças nas regras da prova de vida. O objetivo é tornar o processo mais eficiente e acessível para os beneficiários. Portanto, destacam-se:
1. Prova de Vida Digital
Uma das principais alterações da Prova de Vida INSS é ela tornar-se digital. Portanto, os beneficiários podem realizar o procedimento de forma totalmente on-line, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma agência do Instituto. Isso traz mais comodidade e facilidade, especialmente para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida.
Leia mais: Aposentados e Pensionistas: 8 Benefícios Especiais Disponíveis Agora!
2. Agendamento Flexível
Outra mudança positiva é o agendamento flexível da Prova de Vida. Os beneficiários têm a opção de escolher a data e o local mais convenientes para realizar o procedimento. Afinal, a flexibilidade ajuda a evitar aglomerações e longas filas nas agências, tornando o processo mais rápido e seguro.
3. Procuração para Realizar a Prova de Vida
Para os beneficiários que têm dificuldades de locomoção ou saúde, pode-se nomear um procurador para realizar a Prova de Vida em seu nome. Contudo, a opção é válida apenas para pessoas com mais de 60 anos e pode ser uma alternativa útil para quem não consegue comparecer presencialmente.
4. Suspensão Temporária do Benefício
Aqueles que não realizarem a comprovação de vida dentro do prazo estabelecido terão seus benefícios suspensos temporariamente. Entretanto, agora o prazo para regularização ampliou, facilitando a retomada do pagamento após a comprovação da vida.
Vale ressaltar que a comprovação de vida inicia-se para quem faz aniversário no mês de agosto.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!