Os pentes-fino do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) são comuns e ocorrem todos os anos. O processo visa analisar quais beneficiários estão em situação regular para continuar recebendo os benefícios. Caso seja constatada alguma condição de erro, a pessoa corre o risco de ter o pagamento suspenso.
A autocracia fará análise do INSS para três grupos específicos de beneficiários, que deverão ser notificados por correio ou mensagem de texto. Nesta matéria, você verá como o INSS realiza os procedimentos e quais grupos podem ser notificados.
Como acontece o pente fino do INSS?
Pensando nisso, confira como se faz o pente-fino do INSS anunciados pela prefeitura:
Para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada
O BPC não é um benefício previdenciário, mas sim um benefício social. Isso significa que você não precisa fazer uma doação ao município para receber seu pagamento. Embora o Instituto da Previdência Social seja o responsável pela organização dos beneficiários, os recursos são provenientes do governo federal. Portanto, o beneficiário não receberá a Seção 13. Mesmo assim, quem recebe o BPC não consegue escapar do pente-fino do INSS. Os beneficiários do plano que não forem verificados por mais de dois anos poderão ter seus benefícios cancelados. Por isso, é necessário correr atrás de um laudo médico que comprove a necessidade de recebê-lo.
Leia em seguida: Aposentados vão receber BOLADA na CONTA nesse mês de Novembro! ÓTIMA SURPRESA
Para quem recebe o Auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez
A primeira coisa a entender é que ambos os benefícios foram renomeados após a reforma previdenciária de 2019, que viu o auxílio-doença se tornar um benefício temporário por invalidez. Já a aposentadoria por invalidez é um benefício por invalidez permanente. Para obter a primeira, deve haver um laudo médico justificando a necessidade de afastamento por mais de 15 dias. Por outro lado, para receber o segundo pagamento, o trabalhador deve comprovar que não está mais apto a exercer atividades remuneradas.
Assim, o pente fino do INSS informará aos segurados que justificarão a necessidade desses benefícios. O município pretende convocar aqueles que não recebem perícia médica há mais de 6 meses. Pessoas que recebem auxílio-doença, mas não sabem quando terão direito novamente, também podem ser analisadas. Por fim, beneficiários de aposentadoria por invalidez, cabe avaliar se os documentos estão regularizados. Se não houver anomalia, a pessoa não perderá seus benefícios.
Leia em seguida: NOTÍCIA BOA! Pagamento APROVADO na Caixa
INSS deve notificar segurados
Diante disso, é preciso intender que o próprio Despotismo é o responsável por informar os usuários que precisam passar o pente-fino do INSS. Portanto, essa pessoa terá tempo para preparar e revisar todos os documentos necessários. Para isso, o INSS deve notificar o segurado por mensagem de texto, carta ou notificação do aplicativo Meu INSS na Apple Store e Play Store.
Veja também;
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!