Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão recebendo o auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e fazem parte do programa de reabilitação profissional, vão passar por uma reavaliação para comprovar se ainda tem direito ao benefício.
Essa decisão está descrita na Portaria INSS Nº 1514 e traz o retorno da rotina de avaliações do Programa de Reabilitação Profissional. É importante ressaltar que essa rotina é um procedimento padrão. Entretanto, durante a pandemia a revisão do benefício foi suspensa!
Entenda mais informações sobre como vai funcionar a reavaliação do INSS para os segurados que recebem o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez no artigo em seguida!
Leia em seguida: VITÓRIA dos APOSENTADOS acaba de sair, STF já decidiu! Confira ESSA SURPRESA
Quem vai ser notificado pela perícia do INSS?
No momento, a convocação deve atingir as pessoas em processo de reabilitação que estão com data de interrupção vencida ou muito próximas do vencimento! Atualmente, existe cerca de 150 mil segurados encaminhados ou já cumprindo Programa de Reabilitação Profissional do órgão. Desse total, devem ser convocadas cerca de 45 mil pessoas.
Leia em seguida: Saiu lista de quem vai receber o ABONO EXTRA do INSS em novembro! Confira a lista de quem tem direito
Como vai ser feita a convocação?
Os segurados vão ser convocados pelas Equipes de Reabilitação Profissional das Gerências Executivas do INSS em todo o país, por meio de alguma dessas 3 opções em seguida:
- Carta de convocação;
- E-mail;
- Telefone.
O contato deve variar de acordo com os dados que constam nos sistemas da entidade. Por conta disso, é de extrema importância que as pessoas mantenham seus dados sempre atualizados na plataforma Meu INSS.
É importante destacar que desde o mês de setembro de 2022, as Equipes de Reabilitação Profissional do INSS já estão fazendo o agendamento das perícias! O instituto reforça que não vai pedir dados pessoais nem senhas por telefone em nenhuma circunstancia!
Os contatos vão ser meramente informativos e o segurado vai poder confirmar as informações por meio dos canais remotos de atendimento (Meu INSS ou numero do telefone 135).
Benefício do INSS pode ser suspenso?
Como dito anteriormente, a Reabilitação Profissional do INSS tem caráter obrigatório! Por conta disso, é responsabilidade do segurado atender as convocações da entidade, sob pena de interrupção do benefício.
É importante ficar atento à data da perícia agendada e comparecer ao exame. Vale pontuar que o segurado em reabilitação que não fizer o exame pericial vai poder ter o seu benefício suspenso!
Gostou das informações sobre a reavaliação dos benefícios do INSS para o fim desse ano? Então veja a seguir algumas dicas de como não ficar de fora de nenhuma novidade aqui no Blog João Financeira!
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!