O INSS introduziu mudanças na prova de vida em 2023, visando simplificar o processo para os beneficiários e evitar que tenham que se deslocar até agências bancárias. Agora, será responsabilidade do INSS confirmar a condição de vida dos segurados, integrando os dados biométricos de diferentes fontes, como a renovação da carteira de motorista, passaporte, registro de vacinação e comparecimento às urnas eleitorais, entre outros.
Com a integração desses dados, a prova de vida será feita automaticamente, dispensando a necessidade de os beneficiários saírem de casa. Apesar dessa automatização, é importante ressaltar que a prova de vida continua sendo um procedimento obrigatório, e os beneficiários devem ficar atentos aos prazos para não terem seus benefícios suspensos ou cancelados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Prova de Vida 2023:
O prazo para realizar a prova de vida em 2023 varia de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. Por exemplo, para aqueles que fazem aniversário em julho, o prazo vai até o dia 7 de agosto. O calendário é diferente para os beneficiários que recebem até um salário mínimo e para aqueles que recebem acima desse valor.
Veja agora: Endividados do Auxílio-Brasil terão perdão de Lula; Entenda como irá funcionar
Estima-se que cerca de 17 milhões de segurados, incluindo aposentados, pensionistas e beneficiários com incapacidade, precisarão passar pela prova de vida em 2023. O objetivo principal é evitar fraudes e garantir que os segurados estejam vivos e aptos a receber os benefícios.
Caso, por algum motivo, não seja possível realizar a verificação da prova de vida, o segurado receberá uma notificação e terá dois meses para realizar os atos que comprovem sua condição de vida. Se nenhum registro for encontrado nas bases de dados disponíveis, o INSS conduzirá uma pesquisa externa para localizar o beneficiário.
Leia em seguida: Acaba de sair: Nome no Serasa não impede crédito de empréstimo no INSS; veja
Documentos para a Prova de Vida 2023:
Quanto aos documentos necessários para a prova de vida, é preciso apresentar o RG, CPF e extrato bancário. O INSS realiza o registro da prova de vida por meio dos dados presentes nos bancos de dados do governo, como registros de vacinação, acesso ao aplicativo “Meu INSS”, empréstimos consignados, atendimentos presenciais nas agências do INSS, além de reconhecimento biométrico, cadastramento ou recadastramento nos órgãos de trânsito e segurança pública, atualizações no CadÚnico e participação nas eleições. Esses registros serão utilizados para comprovar a condição de vida dos beneficiários.
Gostou do conteúdo sobre Prova de Vida INSS? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!