INSS Informa: Novo Golpe de Dinheiro aplicado nos Aposentados
Um grande alerta foi emitido para os aposentados do INSS. Um novo golpe envolvendo dinheiro, está sendo aplicado diariamente. Para que você não seja uma vítima destes criminosos, preste muita atenção nas informações a seguir:
13º salário do INSS: Como receber antecipado
O Banco Central (BC), liberou no dia 14 de fevereiro, o Sistema Valores a Receber (SVR), para que aposentados e demais cidadãos brasileiros, realizem a consulta de possível dinheiro que possam receber de instituições financeiras. No entanto, após essa liberação as fraudes aumentaram, ocorrendo principalmente através do aplicativo WhatsApp.
Atualmente, o golpe que está sendo aplicado com mais constância é o envio de links falsos para aposentados e população em geral. Os golpistas, sempre com uma boa conversa, conseguem a confiança da vítima com a promessa de facilitar o acesso ao Sistema Valores a Receber, bem como, ao relatório do dinheiro devido.
Após conseguir passar credibilidade para os aposentados, os criminosos encaminham um site falso que de acordo com eles dará acesso fácil e rápido aos valores, com os dados da vítima em mãos, começam a praticar a extorsão. Veja a seguir, como funciona esse golpe e como você pode se proteger:
Novo Golpe do Sistema Valores a Receber (SVR):
Como já mencionado, o novo golpe do Sistema Valores a Receber (SVR), consiste no envio de sites falsos. Assim, é indispensável que aposentados e demais cidadão, fiquem atentos. Isso porque, o sistema falso pode ser idêntico ao oficial, o que facilita a realização do crime.
Contudo, o grande problema, é que ao acessar o site falso, o aposentado terá seu dispositivo como, o celular, infectado por vírus do tipo malware que é capaz de roubar todos os dados da pessoa. Então, os criminosos começam a exigir dinheiro da vítima.
Muitas mensagens de link falso, contém o seguinte texto em sua redação: “Consulte agora se você tem algum valor a receber! Saque instantâneo via PIX, mais de 7 milhões de brasileiros já consultaram e sacaram!”
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como posso me proteger dos golpes?
Para que você aposentado, não seja a próxima vítima, preste muita atenção nos tópicos a seguir:
- O site oficial é apenas o valoresareceber.bcb.gov.br;
- O Banco Central NÃO encaminha links e NÃO entra em contato diretamente com a pessoa para confirmar dados ou tratar sobre os valores disponíveis;
- NENHUMA pessoa possui autorização para falar em nome do Sistema Valores a Receber ou do Banco Central;
- Nesse sentido, NUNCA acesse links que forem encaminhados por SMS, WhatsApp, Telegram ou E-mail;
- NÃO será cobrado qualquer valor para que você tenha acesso aos valores.
Atenção aposentados protejam seu WhatsApp:
Com os golpes mais frequentes pelo WhatsApp, algumas forma para você se proteger através dele, evitando o acesso dos invasores é:
- Verificação em duas etapas: a ativação da verificação em duas etapas, é uma chave de segurança disponibilizada pelo aplicativo WhatsApp. Isso porque, mesmo que o criminoso consiga acesso ao código segurança, não será possível ativar o app em outros dispositivo;
- Foto de perfil apenas para contatos: uma das formas de evitar que os golpistas se passem por você é deixar sua foto do perfil do WhatsApp visível apenas para seus contatos. A alteração da configuração, poderá ser feita pelo seguinte caminho: Configurações -> Conta -> Privacidade;
- Atenção: fique atento a quem solicita dinheiro, até mesmo pessoas próximas. Antes de qualquer coisa, entre em contato diretamente com a pessoa por outro meio e tenha certeza que é ela mesmo que está lhe pedindo;
- Não clique em links que não são confiáveis: procure sempre identificar primeiro através do google e de sites confiáveis a procedência da informação.
Viu isso? Aposentados do INSS vão receber até R$ 77 mil EXTRA
Se você gostou das informações sobre o Novo Golpe de Dinheiro Aplicado nos Aposentados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: