Você sabia do adicional de 25% aposentadoria por invalidez? Portanto, esse valor pode ser um alívio para quem recebe o benefício.
A classe que recebe o benefício por invalidez pode respirar mais aliviada. O valor do benefício será de acordo com o que cada um já recebe. Continue acompanhando e entenda.
Lei garante adicional de 25% a aposentadoria por invalidez
O Superior Tribunal de Justiça, STJ, julgou o Tema Repetitivo 982. Afinal, com a alta repercussão, o órgão entendeu que, caso comprovada a invalidez, bem como a necessidade permanente de um terceiro, o aposentado recebe o adicional de 25% no valor do benefício.
Leia mais: Saque de R$ 1164 será liberado para aposentados. Saiba solicitar
No entanto, em 2021, o Tribunal entendeu que não são todos os tipos de aposentadorias que recebem o acréscimo. Mas somente a por invalidez, contudo, precisam ser comprovadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como solicitar aumento do salário da aposentadoria
O adicional de 25% aposentadoria por invalidez pode ser solicitado no momento em que o benefício for concedido pela perícia médica do INSS. Portanto, você já começará a receber o pagamento com o acréscimo.
Leia mais: SAIU DATA do 14º salário INSS 2022? Últimas Notícias do abono extra
Entretanto, se a sua condição tiver piorado com o tempo e precisar de acompanhamento de um terceiro, é preciso solicitar esse adicional junto ao INSS. Para isso, basta acessar o portal ou aplicativo do INSS.
Pode ser que seja preciso atualizar os seus dados. Portanto, confira tudo antes de entrar com a solicitação. Após isso, aparecerão algumas perguntas, então, elas devem ser respondidas de acordo com o caso.
Em seguida, precisará anexar os documentos solicitados, bem como os atestados e exames médicos. Afinal, é necessário comprovar que você precisa do auxílio de terceiros.
Agora é só aguardar a análise.
A partir de quando o adicional de 25% aposentadoria por invalidez é devido?
O adicional de 25% aposentadoria por invalidez é devido a partir do momento que é constatada a necessidade permanente de um auxílio de terceiros. Porém, isso pode acontecer em momentos diferentes.
Além disso, tudo isso vai depender da perícia do INSS. Afinal, se no momento da análise o médico não constatar que você precisa de ajuda, esse auxílio não será pago. Caso contrário, você já recebe junto com o pagamento.
Leia também:
- INSS vai pagar em julho grana extra para aposentados do INSS; Confira
- Você tem mais de 60 anos? Receba 5 benefícios garantidos em lei
- 14° salário antecipado; Confira a lista e como receber essa antecipação
- ABONO EXTRA DE R$ 2.424 PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS! Confira
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!