O Instituto Nacional de Seguro Social disponibiliza uma calculadora para simular aposentadoria com as informações que estão na base de dados do instituto. Dessa forma confira a seguir todas as informações sobre:
Como faço para simular aposentadoria?
Para realizar a simulação da aposentadoria você deve entrar em primeiro lugar no aplicativo “Meu INSS”, que está disponível para Android e iOS, posteriormente clique em “Do que você precisa?” e escreva “Simular aposentadoria”, confira seus dados e se preciso altere-os clicando no lápis, e em breve selecione a opção “Recalcular”, a partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.
Quem planeja uma aposentadoria em breve, deve ficar, antes de mais nada, atento às constantes modificações nas regras de transição da reforma da Previdência, em vigor desde novembro de 2019.
Leia mais: Dinheiro extra? Novo cartão benefício libera mais de R$1600 para aposentados
Na prática, a reforma instituiu uma idade de no mínimo 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, como critério para obter a aposentadoria. Portanto, em ambos casos, é necessário ter o tempo mínimo de 15 anos de contribuição.
Uma maneira fácil e um serviço otimizado para lhe ajudar a saber quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou até mesmo por contribuição, é o oferecido pelo INSS, na qual realiza a simulação com base nas informações que estão na base de dados do instituto.
Leia mais: INSS: Benefício em dobro será pago aos aposentados? Confira agora
A calculadora para simular aposentadoria é adaptada com as regras aprovadas na reforma da Previdência, porém o resultado gerado por ela vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.
Nesse ínterim, quando há algum dado incorreto, ou no caso de surgir alguma dúvida no processo, vale procurar um advogado especialista em direito previdenciário.
Leia mais: O que Lula vai mudar no imposto de renda em 2023
Posteriormente, o resultado adquirido pela calculadora para simular aposentadoria serve apenas para consulta e não garante o direito à aposentadoria. O programa, diversas vezes, não considera algumas variáveis de cálculo, tais como ausência de salários. Nesse caso, a consulta com um advogado se torna imprescindível.
Quais são os principais tipos de aposentadorias pago pelo INSS?
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez.
Consulte os novos valores das aposentadorias do INSS
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!