Já pensou receber um abono de 25% no seu salário de aposentado? Para alguns casos, isso pode ser verdade. O INSS anunciou recentemente qual grupo de aposentados deverá receber o pagamento extra após a decisão ser tomada pelo Supremo Tribunal Federal.
Leia abaixo quem são os aposentados que poderão solicitar pagamento extra e quais são os requisitos.
Quem terá acesso ao valor extra do INSS?
Então, o pagamento extra será um benefício daqueles beneficiários que recebem aposentadoria por invalidez/incapacidade permanente, ou que necessitam do auxílio de outra pessoa para realizar tarefas cotidianas. Para solicitar o abono, no entanto, existem alguns requisitos.
Os 25% serão acrescentados no salário de aposentados que se encaixem nas seguintes situações:
- perda total da visão;
- paralisia dos dois membros superiores e/ou inferiores;
- perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- perda de membros inferiores sem prótese;
- perda de uma mão e dois pés, mesmo com prótese;
- perda de um membro superior e inferior;
- alterações graves de faculdades mentais;
- doenças que exijam permanência integral no leito ou qualquer forma de incapacidade permanente.
Além disso, a invalidez do aposentado deverá ser comprovada por laudos e exames e ser submetida a uma perícia médica do INSS para concessão dos 25% extras.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Aposentadoria por invalidez
Todavia, a aposentadoria por incapacidade permanente, também chamada de aposentadoria por invalidez, é um benefício pago pelo INSS para trabalhadores totalmente incapazes de trabalhar por tempo indeterminado, sem prazo de recuperação.
No entanto, o requisito para o pagamento fornecido não é o diagnóstico de uma doença, e sim a conclusão de que o trabalhador não é mais capaz de executar suas funções no mercado de trabalho.
Leia mais: URGENTE: INSS anuncia corte em benefícios; Veja se você será afetado
Assim, diferente do auxílio-doença, que consiste em um benefício temporário ao trabalhador. Contudo, para a aposentadoria por invalidez, é necessária a realização da perícia médica do INSS para ficar comprovado a incapacidade e a permanência da situação de quem solicita o benefício.
Como solicitar o pagamento dos 25%?
Nesse ínterim, a solicitação poderá ocorrer em dois momentos: durante sua perícia médica para concessão e mantimento da aposentadoria por invalidez, ou mediante a comprovação da necessidade de um cuidador.
Leia mais: Novidade: Aposentados estão tendo surpresa na conta; Saiba mais
Logo depois, você precisará de laudos e exames que confirmem uma dependência e Procuração do INSS (termo de representação legal). Em seguida, você deverá agendar no INSS uma revisão de seu benefício. Caso seja negado, é possível recorrer à Justiça ou ao próprio INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!