O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a disponibilização da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas. Essa medida tem como objetivo aliviar a situação financeira das famílias brasileiras, que estão passando por dificuldades acentuadas devido à pandemia de covid-19.
Confira os detalhes do pagamento!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Detalhes sobre o benefício e o abono extra
O 13º salário é um benefício assegurado aos trabalhadores e aposentados no Brasil, correspondente a um mês de remuneração. De acordo com a legislação, o valor é dividido em duas parcelas pagas ao longo do ano. É relevante mencionar que nos últimos anos, devido à pandemia, ocorreu antecipação das parcelas. Entretanto, em 2023, a autorização para o 13º salário foi efetivada apenas em maio.
Leia mais: Urgente: Lula acaba de ASSINAR a volta do BPC LOAS para o consignado
Quem tem direito ao 13º e descontos aplicáveis
As pessoas com direito ao 13º salário do INSS são os aposentados, pensionistas por morte e aqueles que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão ao longo do ano. A primeira parcela do benefício foi paga em maio, e agora, a segunda parcela será realizada no final de junho.
No entanto, é importante ter em mente que o 13º salário pode ser sujeito a descontos com base no Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Essa dedução é aplicada apenas à segunda parcela do pagamento.
Leia mais: Recupere Dinheiro Esquecido em Bancos: Consulte Valores a Receber e Evite Golpes!
Calendário do pagamento
A partir de segunda-feira, 26 de junho, terá início a liberação da segunda parcela do 13º salário. Para acompanhar a programação divulgada pelo INSS, é necessário ter o número do benefício em mãos.
As datas de pagamento para os beneficiários que recebem até um salário mínimo (R$1.320,00) são divididas de acordo com o final do NB, variando do dia 26/06 até o dia 07/07.
No caso dos beneficiários que recebem valores acima de um salário mínimo, há um calendário específico, com datas de início variando entre os dias 3 e 7 de julho, também organizadas de acordo com o final do NIS.
Confira abaixo o calendário completo da segunda parcela:

Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!