Grandes mudanças ocorreram na Prova de Vida neste ano de 2022 aos aposentados e pensionistas do INSS! Confira:
Em 02 de fevereiro desse ano de 2022, acabou sendo assinada então uma nova portaria pelo Ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni. Esta portaria assinada, acabou alterando então as regras da Prova de Vida para os aposentados do INSS neste ano de 2022.
O que acabou sendo alterado por esta portaria, é que os aposentados e pensionistas do INSS, não vão ser mais obrigados a realizar o procedimento de forma presencial. Antes dessa nova portaria ter sido assinada, os beneficiários do INSS eram obrigados a realizar a Prova de Vida presencial, sendo necessário então se deslocar até alguma agência.
Como ficou a prova de vida do INSS para este ano de 2022?
De acordo com a nova portaria, os aposentados e pensionistas do INSS não precisam ir mais até alguma agência bancária, apresentando assim seus documentos. A partir de agora, a Prova de Vida, passa a ser feita através do cruzamento de dados, usando como base as plataformas do Governo Federal.
Leia mais: Suspensão dos empréstimos consignados por 180 dias já é lei, confira como solicitar
O cruzamento, desse modo, serve para confirmar se o beneficiário do INSS, após os 10 meses posteriores a seu último aniversário, acabou realizando alguma coisa registrada nestas bases de dados administradas pelos órgãos públicos federais.
Por exemplo de base de dados, será considerado então como Prova de Vida a partir desse ano de 2022:
- Votação nas eleições;
- Registro de transferência de bens;
- Vacinação;
- Consultas por meio do SUS;
- Renovação de documentos, como o RG, CNH ou passaporte.
Conforme o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, estas novas regras para a Prova de Vida que começaram a valer neste ano de 2022. É então uma iniciativa histórica ao INSS, em virtude que antes, era necessário comparecer de forma presencial na agência bancária, mesmo possuindo alguma dificuldade pessoal.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
De acordo com Oliveira, estas novas mudanças na Prova de Vida, desse modo, é um ganho para o povo brasileiro, ao INSS, ao Governo Federal e também, para a economia nacional. Ainda desse modo, cumprindo com o principal objetivo do procedimento, que é pagar a aposentadoria e pensão por morte, quem possui direito.
Prova de Vida online:
Pode ocorrer casos que os aposentados e pensionistas do INSS, podem não vir ter dados suficientes para comprovar a Prova de Vida. Desse modo, os beneficiários, será notificado pelo INSS, que torna-se necessário ser realizada a Prova de Vida, de preferência por meio eletrônico.
Nestes casos, também não será necessário o beneficiário sair de suas casas para realizar este procedimento. De acordo com a portaria, o INSS deve oferecer algum meio ao beneficiário, sendo de qualquer idade, alguma forma da Prova de Vida ser feita sem a necessidade de sair de casa.
Viu isso? Saque de até R$1212 liberado para PIS 2022; veja quem tem direito
Com isso, até o final desse ano de 2022, o INSS não pode cortar o benefício devido à pendência da Prova de Vida. Tendo então o instituto um prazo para implementar todas as mudanças necessárias para as novas regras implementadas para o INSS, serem seguidas e colocadas em prática.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!