Desde a reforma da previdência em 2019 as regras para solicitar aposentadoria no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudam todos os anos.
Por isso, para quem deseja solicitar a aposentadoria no ano que vem, manter-se atento às regras é de extrema importância.
Explicaremos aqui algumas das regras mais importantes que mudam em 2024 para quem deseja solicitar a aposentadoria, então confira!
Novas Regras da Aposentadoria

Primeiramente devemos estabelecer a mais importante das regras vigentes, que é a regra de transição. Para quem começou a trabalhar antes de 2019, ou seja, antes da reforma da previdência, as regras de transição permitem uma aposentadoria mais suavizada.
Leia mais: Demora do INSS na Revisão de Benefícios Impacta Aposentados – Entenda os Problemas!
Isso pois os beneficiados pela regra de transição tem uma própria regra para aposentadoria, exigindo assim menos pontos para ter direito ao benefício.
No entanto, para quem começou a trabalhar após 2019, valem as regras atuais, veja abaixo:
- Mulheres: 30 anos de contribuição e 62 anos de idade;
- Homens: 35 anos de contribuição e 65 anos de idade.
Essas idades continuarão aumentando até 2029, quando serão exigidos 100 pontos para as mulheres e 105 para os homens.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Aposentadoria em 2024 (Com a Regra de Transição)
Se você começou a trabalhar antes de 2019, meus parabéns. Você é beneficiado pela regra de transição! Em 2024, para se aposentar pela regra de pontos, homens precisarão de 101 pontos, enquanto as mulheres precisarão de 91.
Os pontos são a soma da idade junto ao tempo de contribuição. O tempo de contribuição deve ser de pelo menos 35 anos para os homens e 30 para as mulheres. Fazendo então uma conta simples, será possível se aposentar em 2024 com, ao menos:
- Homens: 35 anos de contribuição + 66 anos de idade (101 pontos);
- Mulheres: 30 anos de contribuição + 61 anos de idade (91 pontos).
Leia mais: Veja quem terá direito a novo aumento de salário de 5% a cada 5 anos nas Aposentadorias do INSS
A idade mínima também aumenta em 2024. Mulheres só poderão solicitar a aposentadoria com, ao menos, 58 anos e 6 meses de idade, mesmo que o tempo de contribuição ultrapasse a pontuação necessária.
Para os homens a idade mínima é de 63 anos e 6 meses de idade.
Quanto vou Receber?
Agora que você sabe a idade e a contribuição necessárias para se aposentar, qual é o valor que você vai receber? Cerca de 60% dos beneficiários do INSS recebem o piso do órgão, que é de um salário mínimo.
Todavia, se você teve salários e contribuições mais altas no decorrer da vida, pode receber até o teto do INSS, atualmente estabelecido em R$ 7.507,49 em 2023.
Leia mais: Conta de Luz Gratuita para Idosos: Saiba como Solicitar e Entenda os Pré-requisitos agora
O valor da sua aposentadoria é calculado com base em 60% do seu benefício integral de 15 anos para mulheres e 20 para os homens, com um adicional de 2% ao ano. Uma vez que o salário mínimo de 2024 ainda não foi estabelecido, não é possível prever um teto das aposentadorias.
Todavia, já no início de Janeiro, espera-se um anúncio oficial do novo salário mínimo, estimado por especialistas no valor de R$ 1.421,00. Assim será possível calcular um novo teto do INSS, além de ser um aumento de quase 10% para todos os beneficiários do INSS.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!