Em uma recente medida tomada pelo Governo Federal, surgiu a oportunidade para um grupo selecionado receber um bônus de R$ 4.500 no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) de redução da longa fila de espera pelo serviço no INSS.
O documento recém-reeditado revela que a fila de espera do INSS consiste em aproximadamente 1,79 milhões de indivíduos aguardando a análise de solicitações de benefícios ou perícias médicas. Para contornar tal situação, o programa oferece um prêmio monetário para os médicos peritos e funcionários administrativos do INSS por cada processo finalizado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem serão os beneficiados?
A nova versão do documento estipula que a principal meta do programa é atender às solicitações que estão na fila por mais de 45 dias, e aquelas cujo prazo judicial expirou. Ademais, ele também deve abranger as perícias médicas atrasadas por mais de 30 dias.
A vigência inicial do PEFPS é de nove meses, com possibilidade de extensão por três meses adicionais. Os servidores realizarão as avaliações como atividade extra, fora das operações diárias.
Leia mais: QUITE DUAS DÍVIDAS COM ATÉ 96% DE DESCONTO COM O DESENROLA BRASIL – Veja como funciona o programa
Objetivo do programa
De acordo com a Medida Provisória, a finalidade do programa é diminuir o tempo de análise dos processos administrativos, englobando o reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios geridos pelo INSS.
A expectativa é de que isso resulte em um aumento real da capacidade operacional para a resolução de solicitações.
Leia mais: URGENTE: Golpe no INSS Ameaça Beneficiários Aposentados e Pensionistas – Saiba Mais!
Como estão distribuídos os pedidos na fila de espera?
De acordo com o Portal de Transparência Previdenciária, 36% dos 1,79 milhões de pedidos na fila têm menos de 45 dias de espera, 24% aguardam entre 45 a 90 dias, 27% estão na fila entre três a seis meses, 11% entre seis meses a um ano e 2% aguardam à mais de um ano.
Leia mais: Aposentados: Receba Até R$ 79 mil em Atrasados do INSS! Veja como receber
No entanto, o novo programa também enfrenta obstáculos. Um estudo conduzido pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou problemas que impactam negativamente os cidadãos, tal como a ausência de informações solicitadas. Inclusive, mais da metade dos processos analisados no programa de bônus requerem documentos e dados adicionais que não foram fornecidos ou requisitados pelos servidores competentes.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!