INSS: Presidente assina MP do aumento de margem
Presidente da República, Jair Bolsonaro, assina Medida Provisória (MP), que aumenta a margem para beneficiários do INSS. Confira a seguir, quem pode ter acesso a ampliação:
Antes de tudo, é preciso saber que a margem do crédito consignado, equivale ao valor da renda que os beneficiários do INSS, podem usar para contratar esse serviço.
Até dezembro de 2021, os beneficiários do INSS, contavam com o limite de 40% de margem consignável. A partir de janeiro, deste ano, o valor retornou para 35%. Mas, com a assinatura da Media Provisória de n.º 1.106 no dia de ontem (17), o aumento retornou para 40%. Agora, serão 35% para empréstimos e 5% para saques e despesas com o cartão de crédito consignado.
A grande novidade, é que além de aposentados e pensionistas do INSS, o Governo Federal vai autorizar os beneficiários do Programa Auxílio Brasil ou BPC/LOAS, acesso aos empréstimos consignados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é margem para beneficiários do INSS?
A margem para beneficiários do INSS, é o valor limite que a instituição financeira pode descontar da sua renda mensal, nada além disso.
Nesse sentido, o cartão de crédito consignado, é parecido com o comum, podendo ser usado para pagar serviços e fazer compras. Contudo, o valor da sua fatura pode ser pago de duas formas: total ou parcial. Descontado automaticamente da folha de pagamento, mas apenas dentro do limite da margem consignável.
Assim, o consignado funciona como um empréstimo. Descontado do benefício do segurado do INSS. Os empréstimos consignados, contemplam aposentados, pensionistas, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos.
De acordo com informações do INSS, o número de contratações de empréstimos subiu. Por ter os juros mais baixos, subiu de 32,5 milhões (2019), para 40,5 milhões (2021), com base no aumento de margem para empréstimo em 40%.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Se você gostou das informações, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: