INSS Prova de vida mudou! Veja o que fazer para não perder seu benefício. Não perca aqui como comprovar se você está vivo ou não.
A partir de 2023, o Instituto Nacional de Seguro Social que deve averiguar a situação do beneficiário. Entenda melhor a seguir como vai funciona a prova de vida do INSS.
INSS Prova de Vida
Anteriormente o beneficiário devia todos os anos comprovar que estava vivo. A partir deste ano, o INSS quem deve checar isso, por meio de cruzamento de informações de bancos de dados do Governo. No decorrer você verá alguns exemplos de cruzamento.
Leia mais: Governo Libera Benefício Emergencial De R$2400; Veja Quem Está Na Lista Para Receber
O INSS vai procurar se a pessoa, por exemplo, se vacinou, votou em eleições ou até mesmo renovou a carteira de motorista, ou passaporte. Embora não seja obrigatório, o segurado pode também dirigir-se até uma agência bancária ou acessar o aplicativo MEU INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dados para o cruzamento de dados
Aproximadamente 17 milhões de beneficiários, como aposentados, pensionistas e segurados por incapacidade, necessitam da comprovação de vida em 2023.
Leia mais: Bancos Confirmam: Pagamentos De R$ 1.150 Liberados; Veja Como Sacar
Uma portaria na qual foi publicada no dia 24 de janeiro, traz relação de todos os dados válidos para a prova de vida. Veja quais são eles:
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras; perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Atualizações no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) efetuadas pelo responsável pelo grupo;
- Votação nas eleições;
- Emissão ou renovação de: passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar e carteira de identidade. Também valem outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; Declaração de Imposto de Renda (titular ou dependente)
Meu benefício pode ser bloqueado?
Caso o INSS não consiga fazer o cruzamento de dados, o órgão deve programar de forma automática uma pesquisa externa, que será realizada por meio de um servidor do INSS para localizar o beneficiário.
Leia mais: Revisão Da Vida Toda: Pagamentos Poderão Ser Liberados Em Breve Pelo INSS; Veja Agora
Apenas se a pessoa não comprovar que está viva dentro do prazo de 60 dias, poderá ter o benefício suspenso. Ou se o endereço cadastrado nas bases de dados do INSS for insuficiente para localizar a respectiva pessoa.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Bem como continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!