O Instituto Nacional do seguro Social vai liberar em novembro um abono extra para alguns aposentados e pensionistas! Isso porquê, em 2020, a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil e com ela o país entrou em um período de recessão econômica.
Para tentar frear essa crise, o governo federal criou o programa Renda e Oportunidade injetando dinheiro na economia e aquecendo o mercado. Uma dessas medidas é o abono extra ou abono natalino ou 13° salário para segurados do INSS, que injeta 56,7 bilhões de reais na economia e atende cerca de 30,5 milhões de famílias brasileiras dependentes de pensionistas e aposentados.
Veja no artigo a seguir quem o receberá e os valores liberados.
Por que terá pagamento do abono natalino em novembro?
Após a aprovação do decreto 10.999, em 17 de março, pelo presidente Jair Bolsonaro, foi confirmada a antecipação do subsídio adicional para aposentados e pensionistas.
Leia em seguida: VITÓRIA Dos APOSENTADOS: Decisão Do STJ Pode Aumentar Sua Aposentadoria
A resolução Dirben / INSS nº 1.002, publicada no diário Oficial da associação em 23 de março, anunciou oficialmente a antecipação do pagamento dos benefícios adicionais.
Essa medida não teve impacto no orçamento da União porque o orçamento deveria ser custeado de qualquer maneira.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Era apenas uma estimativa sem acrescentar nada aos gastos planejados para o ano. O adiantamento foi dividido em duas parcelas, cada uma delas pagando 50 % do prêmio do seguro a subtítulo de subsídio de prêmio.
Por exemplo, aqueles que recebem benefícios do salário mínimo, que atualmente são de 1212 reais, receberão um adicional de 606 reais a cada pagamento.
Assim, o valor total é de 1.818 reais para cada pagamento. A primeira parcela foi paga entre 25 de abril e 06 de maio e a segunda parcela entre 25 de maio e 7 de julho. No entanto, um grupo não recebeu esse adiantamento adicional.
Leia em seguida: Saiba Como Usar O Seu Cartão De Crédito E Não Pagar Juros
Quem vai receber a pensão de novembro?
Segundo portaria divulgada pelo INSS ” Art. 4º Para os benefícios concedidos após o mês de maio de 2022, o pagamento do abono anual será efetuado em parcela única, juntamente com a mensalidade da competência novembro/2022. Parágrafo único. Na situação a que se refere o caput, não caberá pagamento de qualquer valor referente ao abono anual em competências anteriores à prevista.”
Então, o grupo de segurados que receberá o adicional em novembro será aquele que começou a receber o subsídio em maio.
Como os pagamentos já haviam começado, o pagamento para este grupo teve que ser adiado para novembro.
Leia em seguida: Contribuiu Antes De 1994? Pode Ter Um GRANDE AUMENTO Em Sua Aposentadoria;
Os pagamentos vão primeiro para as pessoas que recebem até um salário mínimo. E para quem ganha mais do que o salário mínimo.
Com o seu número de benefício você pode verificar a data de vencimento. Confira abaixo o calendário oficial de pagamentos:

Gostou do conteúdo sobre abono extra do 13° salário? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Empréstimo Pessoal: Saiba como funciona o Empréstimo Pessoal, As Taxas E Valores Liberados
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.